Em lançamento de pré-candidatura, João Paulo faz aceno para João da Costa

9Depois de cinco anos de um rompimento político e pessoal que contribuiu para a divisão do PT no Estado, João Paulo e João da Costa ensaiam uma reaproximação. No anúncio da pré-candidatura ao Senado, ontem, o deputado federal assinalou que os dois estão cada vez mais próximos. “Se tem uma coisa que ninguém imaginava que era possível de acontecer seria o PT chegar ao nível de entendimento, que pudesse apoiar seja quem fosse na candidatura do partido. Sentimos esse gesto de todas as articulações, inclusive até de quem não se esperava, do ex-prefeito João da Costa, que ajudou nesse processo”, declarou o parlamentar. Costa não compareceu ao anúncio, pois estaria viajando.

Desde novembro do ano passado, quando ocorreu o Processo de Eleições Diretas (PED) que os dois conversam em reuniões do partido, segundo petistas. Em uma delas, convocada pela comissão de tática eleitoral com a bancada federal, os dois falaram por um bom tempo sobre assuntos ligados à legenda. Em outros encontros do PT, os assuntos também giram em torno de pautas do partido.

Interlocutores do PT arriscam até a dizer que as divergências entre os Joões seriam, hoje, apenas pessoais e que o lado político já teria sido superado.

Internamente, comenta-se de maneira positiva a atitude de João da Costa, que teria trabalhado a favor da unidade do nome de João Paulo para o Senado. O próprio pré-candidato ao Senado reconheceu isso. “Eu acho que o gesto dele foi significativo. Em momento nenhum ele fez nenhum tipo de obstáculo pela indicação do meu nome. Muito pelo contrário, foi um dos primeiros nomes na lista de assinaturas na indicação do meu nome para o Senado”.

A presidente do PT, a deputada estadual Teresa Leitão, classificou as declarações de João Paulo sobre João da Costa como “muito justas”. “Nós sabemos de tudo que ocorreu entre os dois, são coisas que não se desmancham num passe de mágica. Mas acho que João da Costa, que é o secretário geral do partido, está tendo uma posição política exemplar, não está fazendo das questões dele com João Paulo nenhum cavalo de batalha, não está botando nenhum obstáculo. Assinou o apoiamento. Além disso, é querer demais, vamos respeitar o tempo do companheiro”, afirmou a dirigente.

CRÍTICAS A EDUARDO
O anúncio da pré-candidatura de João Paulo ao Senado foi marcado pelos ataques ao bloco do PSB. O senador Humberto Costa (PT) acusou a chapa socialista de arrogante. “A arrogância, a soberba dos nossos adversários faz contas até de eleger 20 deputados federais e 40 deputados estaduais. Mas estou achando que a situação não vai ser essa”, disparou o petista.

“A construção dessa aliança se deu de forma democrática. No outro campo, uma mão, aliás, um dedo, termina por decidir a composição de uma chapa”, disse. João Paulo disse que espera uma campanha difícil. “Vamos enfrentar uma luta muito dura. Quem está acostumado a disputas eleitorais sabe como essa tem sido dada, na base da calúnia, difamação, ameaças, agressões”, declarou.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.