Em lançamento de pré-candidatura, João Paulo faz aceno para João da Costa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois de cinco anos de um rompimento político e pessoal que contribuiu para a divisão do PT no Estado, João Paulo e João da Costa ensaiam uma reaproximação. No anúncio da pré-candidatura ao Senado, ontem, o deputado federal assinalou que os dois estão cada vez mais próximos. “Se tem uma coisa que ninguém imaginava que era possível de acontecer seria o PT chegar ao nível de entendimento, que pudesse apoiar seja quem fosse na candidatura do partido. Sentimos esse gesto de todas as articulações, inclusive até de quem não se esperava, do ex-prefeito João da Costa, que ajudou nesse processo”, declarou o parlamentar. Costa não compareceu ao anúncio, pois estaria viajando.
Desde novembro do ano passado, quando ocorreu o Processo de Eleições Diretas (PED) que os dois conversam em reuniões do partido, segundo petistas. Em uma delas, convocada pela comissão de tática eleitoral com a bancada federal, os dois falaram por um bom tempo sobre assuntos ligados à legenda. Em outros encontros do PT, os assuntos também giram em torno de pautas do partido.
Interlocutores do PT arriscam até a dizer que as divergências entre os Joões seriam, hoje, apenas pessoais e que o lado político já teria sido superado.
Internamente, comenta-se de maneira positiva a atitude de João da Costa, que teria trabalhado a favor da unidade do nome de João Paulo para o Senado. O próprio pré-candidato ao Senado reconheceu isso. “Eu acho que o gesto dele foi significativo. Em momento nenhum ele fez nenhum tipo de obstáculo pela indicação do meu nome. Muito pelo contrário, foi um dos primeiros nomes na lista de assinaturas na indicação do meu nome para o Senado”.
A presidente do PT, a deputada estadual Teresa Leitão, classificou as declarações de João Paulo sobre João da Costa como “muito justas”. “Nós sabemos de tudo que ocorreu entre os dois, são coisas que não se desmancham num passe de mágica. Mas acho que João da Costa, que é o secretário geral do partido, está tendo uma posição política exemplar, não está fazendo das questões dele com João Paulo nenhum cavalo de batalha, não está botando nenhum obstáculo. Assinou o apoiamento. Além disso, é querer demais, vamos respeitar o tempo do companheiro”, afirmou a dirigente.
CRÍTICAS A EDUARDO
O anúncio da pré-candidatura de João Paulo ao Senado foi marcado pelos ataques ao bloco do PSB. O senador Humberto Costa (PT) acusou a chapa socialista de arrogante. “A arrogância, a soberba dos nossos adversários faz contas até de eleger 20 deputados federais e 40 deputados estaduais. Mas estou achando que a situação não vai ser essa”, disparou o petista.
“A construção dessa aliança se deu de forma democrática. No outro campo, uma mão, aliás, um dedo, termina por decidir a composição de uma chapa”, disse. João Paulo disse que espera uma campanha difícil. “Vamos enfrentar uma luta muito dura. Quem está acostumado a disputas eleitorais sabe como essa tem sido dada, na base da calúnia, difamação, ameaças, agressões”, declarou.
Fonte: JC
Nenhum comentário