Em Pernambuco, Aécio e Dilma disputam espólio de Eduardo Campos

poBerço político do ex-governador Eduardo Campos, morto em um desastre aéreo em 13 de agosto, e terra natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pernambuco está no centro da disputa deste 2º turno pelo Palácio do Planalto.

Sétimo maior colégio eleitoral do Brasil e segundo do Nordeste, com 6,5 milhões de eleitores, o Estado é visto pelos tucanos como o caminho mais viável para reduzir a grande vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) em uma das regiões mais populosas do País.

A petista terminou o 1º turno com 16,3 milhões dos votos nordestinos, o que a ajudou a ficar em primeiro lugar no quadro geral da votação realizada no domingo. Já o tucano teve 4,2 milhões de votos na região e Marina Silva (PSB), 6,4 milhões. Embora perca em número de eleitores para a Bahia (10 milhões) e fique muito próximo do Ceará (6,3 milhões), Pernambuco se transformou em palco privilegiado da disputa por ter dado 48% de seus votos a Marina, que está fora da corrida presidencial.

Os 2,3 milhões de votos da candidata do PSB no Estado – mais que o dobro dos 904 mil obtidos pela ex-ministra em 2010 – tornaram-se cobiçados não só pelo volume, mas por serem os com maior potencial de transferência em seu espólio. Marina cresceu na terra de Campos em função da proximidade com o ex-governador e da estrutura partidária do PSB pernambucano.

Esse simbolismo de Pernambuco faz lembrar a disputa por Ohio, na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2004. O sistema eleitoral americano elege o ocupante da Casa Branca por meio de delegados estaduais – quem tem mais eleitores num determinado local leva todos os votos.

Naquele ano, a campanha à reeleição do republicano George W. Bush enfrentava o democrata John Kerry em uma corrida acirrada. Ohio foi o Estado mais disputado e, de fato, foi decisivo no resultado final – no caso, para a recondução do republicano. Outra peculiaridade: nenhum candidato republicano conseguiu chegar à Casa Branca sem vencer em Ohio.

RETOMADA – Apesar de ter registrado no Estado seu pior desempenho, 6%, Aécio recebeu o apoio dos principais correligionários locais de Campos e neste sábado (11) estará com a viúva do ex-governador. Assim, espera reverter o placar tão baixo – em 2010, o candidato do PSDB, José Serra, ficou com 17,4% dos votos.

Eleito governador no 1º turno, Paulo Câmara coordenará a campanha de Aécio no 2º turno ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Ambos são do PSB e afilhados políticos de Campos. A avaliação dos aecistas é que, com o apoio do grupo político do ex-governador e o de Marina, o candidato herde a maior parte desses eleitores. Pesquisas internas do PSDB mostram que Aécio já lidera a corrida eleitoral no Recife.

Já no PT o clima é de pessimismo. Após governar a capital do Estado por três mandatos e contribuir para seguidas vitórias de Lula e Dilma, o PT de Pernambuco se esfacelou. No domingo o partido não conseguiu eleger um deputado federal sequer no Estado. Uma facção do partido chegou a abandonar a orientação nacional para apoiar o PSB.

Segundo a presidente do diretório estadual do PT pernambucano, Teresa Leitão, a expectativa é de que a maior parte dos votos de Marina migre para Aécio. O PT nomeou o senador Humberto Costa para coordenar a campanha de Dilma no Estado, mas até agora a direção nacional ainda não sinalizou quais serão as diretrizes da estratégia local.

Enquanto aguarda uma indicação de rumo, o partido tenta se mobilizar. Depois de garantir o apoio formal do candidato derrotado ao governo, Armando Monteiro (PTB), e do PC do B, o PT marcou duas reuniões para hoje, com o objetivo de mobilizar dirigentes, prefeitos, vereadores e demais parlamentares do partido e legendas aliadas para se engajarem na campanha de Dilma.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.