Em Sochi, Brasil fará sua sétima participação em Jogos de Inverno

download (5)A participação brasileira nas Olimpíadas de Inverno é recente. A de Sochi será a sétima, desde 1992. Mas, para outros países, os Jogos têm o peso enorme da tradição e também de rivalidades.

Simpáticos mascotes, voluntários, a marca dos anéis entrelaçados por todos os lados. O espírito que contagia até os quase sempre sisudos policiais russos.

Jogos Olímpicos. Há 90 anos a edição de Inverno entrou para o calendário e se alterna com a de verão. E para muitos países têm o mesmo peso, a mesma paixão, a mesma rivalidade.

Os Estados Unidos, potência olímpica por excelência, maior delegação em Sochi: 230 atletas. Entre eles, provavelmente, o mais badalado de todos: Shaun White, do Snowboard.

Apresentador da principal rede americana presente aos Jogos, Whit Jackson comparou White ao nadador Michael Phelps, o maior medalhista olímpico de todos os tempos. “White é muito conhecido. Todo mundo vai ligar a TV para vê-lo em ação”, ele diz.

Já os donos da casa, como todos os anfitriões, querem conquistar o maior número possível de medalhas. Mais uma delas é questão de honra. Imagine, nos Jogos de Verão, os americanos no basquete, os brasileiros no vôlei. Então, assim são os russos no hóquei sobre o gelo.

“Todos torcem por um time, tem um ídolo. Entre homens e mulheres é o esporte que se pratica no inverno quando se é criança”, conta a atacante Ekaterina Pashkevich.

A seleção masculina tem uma geração considerada fortíssima e se espera ouro que não vem desde 1992. A feminina admite o favoritismo do Canadá, outro gigante gelado. Grandes atletas em praticamente todas as modalidades. Assim como a Alemanha, que nas últimas quatro Olimpíadas ficou em primeiro ou segundo no quadro de medalhas.

Mas são mesmo os russos, somados os pódios da ex-União Soviética, os maiores medalhistas da história. São 308 em 21 edições. E se montaram toda a estrutura, foi para que a festa aconteça no ritmo deles.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.