Em Sochi, Brasil fará sua sétima participação em Jogos de Inverno
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A participação brasileira nas Olimpíadas de Inverno é recente. A de Sochi será a sétima, desde 1992. Mas, para outros países, os Jogos têm o peso enorme da tradição e também de rivalidades.
Simpáticos mascotes, voluntários, a marca dos anéis entrelaçados por todos os lados. O espírito que contagia até os quase sempre sisudos policiais russos.
Jogos Olímpicos. Há 90 anos a edição de Inverno entrou para o calendário e se alterna com a de verão. E para muitos países têm o mesmo peso, a mesma paixão, a mesma rivalidade.
Os Estados Unidos, potência olímpica por excelência, maior delegação em Sochi: 230 atletas. Entre eles, provavelmente, o mais badalado de todos: Shaun White, do Snowboard.
Apresentador da principal rede americana presente aos Jogos, Whit Jackson comparou White ao nadador Michael Phelps, o maior medalhista olímpico de todos os tempos. “White é muito conhecido. Todo mundo vai ligar a TV para vê-lo em ação”, ele diz.
Já os donos da casa, como todos os anfitriões, querem conquistar o maior número possível de medalhas. Mais uma delas é questão de honra. Imagine, nos Jogos de Verão, os americanos no basquete, os brasileiros no vôlei. Então, assim são os russos no hóquei sobre o gelo.
“Todos torcem por um time, tem um ídolo. Entre homens e mulheres é o esporte que se pratica no inverno quando se é criança”, conta a atacante Ekaterina Pashkevich.
A seleção masculina tem uma geração considerada fortíssima e se espera ouro que não vem desde 1992. A feminina admite o favoritismo do Canadá, outro gigante gelado. Grandes atletas em praticamente todas as modalidades. Assim como a Alemanha, que nas últimas quatro Olimpíadas ficou em primeiro ou segundo no quadro de medalhas.
Mas são mesmo os russos, somados os pódios da ex-União Soviética, os maiores medalhistas da história. São 308 em 21 edições. E se montaram toda a estrutura, foi para que a festa aconteça no ritmo deles.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário