Empresa recruta consumidor espião
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O sonho de todo consumidor é ser bem atendido. E em caso de reclamação ou sugestão, de que sua manifestação provoque uma mudança positiva, um benefício para ele e a empresa. Mas você já pensou em receber dinheiro para testar atendimento? É a oportunidade que a Shopper Experience oferece, ao buscar consumidores de verdade para atuarem como clientes secretos. A empresa é a maior do País em avaliação de atendimento com uso de “consumidores espiões”, em sua expansão no Nordeste, está recrutando gente especificamente no Recife, Salvador, Fortaleza e Natal.
Esse tipo de atividade está em alta graças a uma mudança de comportamento: o consumidor brasileiro, que sempre teve fama de paciente e tolerante, está reclamando muito mais dos produtos e serviço, bem como usando mais o Código de Defesa do Consumidor, explica Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience.
Contudo, muitas vezes as queixas não são feitas diretamente à empresa em questão. Vão direto para redes sociais, por exemplo, um dano de imagem bem maior para uma marca ou negócio.
Esse tipo de pesquisa, informa a empresa, surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Mas demorou muito a chegar ao Brasil. Veio só no início da década de 1990, com a própria Stella, pioneira no País no uso de clientes reais para as avaliações. A empresa dela deu tão certo que em 2004 foi comprada por uma grande multinacional de pesquisa, dando origem à empresa.
Não existe um “candidato ideal” para o trabalho, basta ser maior de 18 anos. A empresa atua com diferentes projetos, para avaliar empresas como lojas de roupas, hotéis, resorts e supermercados, entre outros. Neste momento, especificamente, ela procura homens e mulheres da classe C, de 18 a 70 anos, que costumam comprar em lojas de roupas, supermercados e hipermercados, e também de pessoas que tenham conta bancária.
O recrutamento é feito a partir dos reais hábitos do cliente secreto e a pessoa só avalia segmentos que são parte de sua rotina. Também por isso, esclarece a empresa, o valor pago aos clientes secretos varia de acordo com o projeto.
A empresa, que em 2013 registrou um aumento de 27% no número de projetos, hoje conta com uma base de 67 mil clientes secretos no Brasil e em outros países da América Latina. O perfil de novos “consumidores espiões” que mais se destacou no cadastramento, ano passado, foi de idosos e pessoas das classes C, D e E.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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