Especialista: falta definição para comitês de bacias hidrográficas

14A necessidade urgente de definir uma política eficaz e clara sobre a exploração e a preservação dos recursos hídricos ganhou apoio unânime na reunião realizada quarta-feira (12) do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Os integrantes do Centro de Estudos avaliaram a atuação dos Comitês das Bacias Hidrográficas brasileiras após exposição do professor Paulo Salles, PHD em Ecologia pela Universidade de Edimburgo e professor da Universidade de Brasília. O especialista abordou os desafios para a consolidação dos comitês.

O professor observou que os comitês não possuem agências com corpo técnico e nem têm muito claro as suas abrangências e competências. “Eles ficam a meio caminho do governo e das Ongs. Precisamos explicar aos outros órgãos que somos poder público. Na preservação das nossas bacias, não temos definições e metas de como obter recursos e, quando eles existem, faltam projetos para aplicá-los”.

O presidente do Cedes, deputado Inocêncio Oliveira (PMDB-PE), ressaltou o problema do conflito das legislações já que os rios são federais, o que torna inconstitucional criar agências que cuidem regionalmente das suas bacias.

Já o deputado Alexandre Toledo (PSB-AL) salientou que pode constatar da sua residência, a beira do rio São Francisco, que o maior rio do Nordeste está secando. “Em Maceió – acrescentou – os poços artesianos, que foram emergenciais pela falta de água na capital, estão salinizando pela pressão do oceano. Hoje, como vemos em São Paulo, o problema da água deixou de ser uma questão nordestina. E não é só por falta de chuva. Não soubemos preservar nossos recursos. Meus netos talvez ainda vivam bem com a água que temos, mas não sei se os netos desta geração que está chegando agora [contará com o recurso]”.

O deputado Felix Mendonça (PDT-BA) disse que o Brasil está à beira de um desastre se não agir rápido. “Nós vivemos de improviso e de ações emergenciais: quando falta estrada, se estabelece um programa emergencial; se faltar energia, corremos a fazer termoelétricas de última hora. Mas quando faltar água não teremos o que fazer”.

Ao final da sua exposição, o professor Salles, dizendo-se um “eterno otimista”, acrescentou que o problema hídrico brasileiro só terá uma solução aceitável quando envolver governo, Legislativo, empresários e a população como um todo.

Fonte: Agência Câmara

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.