Estátua de Padre Cícero da Praça Dom Malan amanhece pichada
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A estátua de Padre Cícero que está instalada na Praça Dom Malan, Centro de Petrolina, Sertão pernambucano, foi pichada na madrugada deste sábado (11). Símbolos e palavras feitas com tinta spray mancharam pela segunda vez o monumento esculpido pelo artista Lêdo Ivo ao município de Petrolina. Além da pichação, parte do mármore que compõe a base da estátua foi quebrada.
A estátua foi encomendada em 2013 pelo prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, para lembrar a doação do relógio da igreja por Padre Cícero a Dom Malan. A estátua também fazia parte das comemorações da Conferência Mundial da Juventude ocorrida no Brasil, com festejos na praça da catedral em Petrolina.
Lêdo acredita que esta ação não seja em oposição à arte ou ao seu trabalho, mas que possa existir uma significação política. “Deduzo que seja uma ação política contra o governo atual”, supõe o escultor.
O secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, explica que na área existe uma câmera de segurança da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, mas que pela existência de árvores, é possível que não tenha conseguido flagrar a ação do pichador. “O problema em identificar o autor é que geralmente ocorre durante a madrugada”, afirmou.
O chefe da 3ª seção do 5º Batalhão da Polícia Militar de Petrolina, major Ivanildo Moura, a câmera do não conseguiu filmar a ação, pela distância da estátua, mas deve intensificar as rondas no local , principalmente durante a madrugada.
De acordo com Jenivaldo, a primeira vez que o monumento foi pichado foi no segundo semestre de 2013 e que é possível que a prefeitura aumente a segurança no local. “Vamos discutir a possibilidade de instalação de câmeras de segurança para tentar coibir este tipo de ação que é considerada recorrente”, disse.
Crime ambiental
A pichação de bens públicos é considerada um crime ambiental. A punição para quem comete é três meses a um ano de detenção e pagamento de multa.
Fonte: G1 Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário