Ex-governador Eduardo Campos divulga nota em que lamenta morte de José Wilker
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O ex-governador Eduardo Campos divulgou texto lamentando a morte do ator José Wilker (1947-2014). Em nota, Campos lembra os laços do artista com Pernambuco, especialmente com o Movimento de Cultura Popular, criado no início dos anos 60, durante o primeiro governo de Miguel Arraes.Wilker tinha 66 anos e faleceu na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro.
“Assim como milhões de brasileiros, me encantei durante décadas com os personagens inesquecíveis criados por José Wilker e que hoje fazem parte do imaginário popular. Fiquei muito triste com a notícia de sua morte, que surpreendeu o País inteiro nesta manhã de sábado.
Wilker era não somente um dos atores mais talentosos de sua geração, seguindo uma tradição de grandes atores e atrizes do Ceará, mas também um grande incentivador do cenário cultural. Era, também, um pernambucano de coração, tendo passado boa parte da infância e da adolescência em Olinda.
Foi justamente em Pernambuco que mostrou uma preocupação cada vez maior com a democratização da cultura, participando do Movimento de Cultura Popular, criado nos anos 60, no governo de meu avô, Miguel Arraes. Sob o lema “Educar para a Liberdade”, o programa atuava para elevar ainda mais a qualidade da cultura, gerando seis praças de cultura e diversos núcleos que trabalhavam o tema ao lado da população.
Quero deixar meus sentimentos à família do ator. A cultura brasileira perde muito com a morte de Wilker, e o cinema, o teatro e a televisão ficam um pouco mais pobres – e certamente mais tristes – neste sábado. Mas tenho a certeza de que seu trabalho continuará vivo, e que a galeria de personagens memoráveis que criou ao longo de décadas permanecerá encantando as novas gerações”.
Fonte: Diário de PE





Nenhum comentário