Expansão do mercado de telefonia não foi acompanhada pelo aumento da rede

imagesO acesso emperrado em locais de grande concentração de pessoas, como no litoral do país, onde a população chega a crescer até 10 vezes na alta temporada, mas também nos estádios e em outros eventos, pode ser justificado pela capacidade limitada de antenas BTS ou ERBs, as estações rádiobase. Outro problema pode ser a quantidade dessas antenas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil conta com 61.131 antenas, para 268,4 milhões de telefones. Já Minas Gerais, com mais de 26 milhões de linhas, tem 6.867 unidades, sendo 1.203 em Belo Horizonte.

Embora o número pareça pequeno diante da demanda, o especialista em tecnologia e diretor da Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello, garante que definir um número ideal é tarefa difícil. Isso porque a quantidade das antenas é somente uma das evidências de que a velocidade de expansão do mercado supera em muito a velocidade de aumento da rede. “A cada instante, novas campanhas estão sendo feitas sem o lastro de infraestrutura necessária para garantir a entrega do serviço oferecido”, observa.

Entre as possíveis soluções para o problema, o especialista aponta o uso de carros, que funcionam como antenas móveis, pelas operadoras. Outra alternativa seria o investimento, pela iniciativa privada, em redes wireless, que poderiam ajudar a minimizar os impactos. “Restaurantes e hotéis, por exemplo, acabariam funcionando como antenas extras para acesso à internet”, lembra. “Uma boa parte dos turistas vai usar apps de mensagens como Whatsapp e Skype, além de redes sociais, para se comunicar e esse investimento será um benefício que vai perdurar por todo o atendimento”, reforça.

Embora o cenário seja de reclamações crescentes dos usuários, para o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EASP) Arthur Barrionuevo as perspectivas até a Copa são positivas, dados os investimentos nas tecnologias 3G e 4G pelas operadoras. No entanto, ele lembra as burocracias do próprio governo para instalação de antenas. “O governo liberou a radiofrequência para 4G muito próximo da Copa, no ano passado, e embora as empresas estejam investindo não se sabe se isso será entregue em tempo”, argumenta.

De acordo com o professor de engenharia de telecomunicações da Fumec Cássio Batista, mesmo com o aumento dos investimentos e implantação de mais estações rádiobase, a concentração de pessoas no mesmo espaço sempre resultará em menor disponibilidade do serviço. Portanto, os investimentos das operadoras, principalmente na tecnologia 4G, mais usada nos países desenvolvidos, são, para ele, a solução para o problema.

Promessa

De olho na demanda que promete ser aumentada até a Copa, as operadoras anunciaram investimentos bilionários, que se estendem até 2016 e preveem melhorias nos serviços de voz, internet e na expansão das coberturas 2G, 3G e 4G. O montante investido por Vivo, Claro e Tim é superior a R$ 41 bilhões. A Oi, por sua vez, informou investimento de R$ 675 milhões apenas em Minas Gerais, sem contar os aportes deste ano. Para a Copa do Mundo, a Anatel contará com um plano operacional baseado na experiência da Copa das Confederações, que abrange, entre outras ações, a monitoração e gestão do espectro de frequências e a fiscalização e monitoramento do desempenho das redes móveis de cada prestadora. O planejamento inclui, para cada cidade-sede, estações de radiomonitoramento em estádios, aeroportos e equipamentos para testes de qualidade dos serviços móveis.

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.