Farc e governo colombiano retomam diálogo sobre tema das drogas

drogasA mesa de diálogo entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo para o processo de paz será retomada hoje (3) em Havana, Cuba. Na 20ª rodada de conversações, os negociadores buscam soluções para o problema das drogas, tema em debate desde novembro do ano passado.  A delegação do governo partiu ontem (2) da capital do país, Bogotá, com destino a Havana.

Em janeiro, as Farc propuseram que o governo colombiano delimite áreas para o plantio lícito de coca, maconha e amapola. De acordo com a proposta, as regiões destinadas aos cultivos teriam controle do Estado, com plantações destinadas ao uso “nutricional, medicinal, terapêutico, artesanal, industrial e cultural”.

A ideia de liberar cultivos para fins terapêuticos é bem recebida por associações camponesas, e o governo já sinalizou que essa “poderia ser parte de uma solução”. O governo não se pronunciou abertamente sobre o assunto, mas admite que o país precisa “encontrar um caminho interno e alternativo para solucionar o problema”. A Colômbia ainda está entre os três maiores produtores mundiais de cocaína e maconha, apesar dos investimentos e do combate ao narcotráfico.

Na semana passada, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, esteve em Havana para participar da 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A imprensa colombiana fez especulações sobre um possível encontro do presidente com membros da delegação das Farc que estão na capital cubana. No entanto, ele negou ter tido contato com a guerrilha, porque o encontro “não estava no programa”.

Assim mesmo, Santos enfocou sua participação na cúpula no tema da negociação. Ele agradeceu a Cuba pelo apoio ao processo e disse que o governo continuará “trabalhando duro para que a negociação seja concluída com sucesso”.

Durante a viagem à Ilha, o presidente Santos também conversou sobre as negociações com os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da Venezuela, Nicolás Maduro. Os dois países atuam como mediadores do processo de paz.

Após o encerramento da cúpula, as Farc enviaram comunicado reafirmando que também desejam com o propósito de fazer com que a América Latina seja “zona de paz”, referindo-se à declaração firmada pelos chefes de Estado e de governo ao fim da reunião.

Em um ano e dois meses de diálogo já houve acordo sobre o desenvolvimento agrário e a participação política dos ex-guerrilheiros depois de firmado o acordo de paz.

Além do tema das drogas, a agenda de negociação tem três temas: reparação das vítimas do conflito armado; desmobilização e reintegração de guerrilheiros e garantias para o cumprimento dos acordos firmados no período pós-conflito.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.