Farmacêuticos fazem mutirão com atendimentos gratuitos no Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em homenagem ao dia do farmacêutico, profissionais da área fazem um mutirão de saúde nesta segunda-feira (20), na Praça do Hipódromo, Zona Norte do Recife. Durante o dia, serão oferecidos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, fitoterapia, homeopatia, aulas de ioga e tai chi chuan e orientações sobre medicamentos.
Entre as informações passadas pelos farmacêuticos, estão os cuidados com a automedicação e a interrupção de tratamentos. Este é o caso da cantora Lurdinha Oliveira, que costuma parar o uso de um remédio quando já se sente melhor. “Se eu me sentir melhor no segundo dia de uso, no terceiro eu já paro, tenho essa mania. Eu tomo depois, olho a validade, e já conheço o medicamento. Mesmo tendo plano de saúde, você ainda tem que marcar um médico, tem que esperar, e o remédio está lá e você quer aliviar logo a dor”, conta.
O gerente de assistência farmacêutica Flávio Lago explica que é preciso precaução não apenas com antibióticos, mas com todo tipo de medicamento que tem tratamento com começo, meio e fim. “Muitas vezes as pessoas iniciam o tratamento, abandonam porque se sentem bem, e há um fortalecimento da bactéria, por exemplo”, analisa. Lago explica que, normalmente, os medicamentos são prescritos em sua maioria, mas há aqueles que não precisam de prescrição.
“Existe uma nova resolução que o farmacêutico pode prescrever medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e aqueles remédios que, de fato, não precisam de prescrição. Com o documento, você tem o respaldo de um profissional habilitado dizendo como tomar”, justifica o farmacêutico. Flávio Lago também alerta para o uso de remédios combinados, que podem deixar o paciente nauseado e trazer riscos à saúde.
Para descartar os remédios, dentro ou fora da validade, a dica do farmacêutico é evitar despejar na pia ou no banheiro. “Como são produtos químicos, afetam os solos, as águas, e quando vão para o lixão, ficam à disposição de crianças e adultos que podem pegar o medicamento fora da validade”, explica. A Prefeitura do Recife vem elaborando uma campanha para devolução de remédios nos postos de saúde e nos hospitais particulares da cidade. Lá é feita a identificação dos medicamentos, que depois são encaminhados para incineração em indústrias farmacêuticas.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário