Feijão com arroz fica mais caro no Brasil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Fazer as refeições com produtos mais básicos como pão commanteiga, café com leite e arroz com feijão tem pesado no bolso. Conforme levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), por meio de dados do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE), no ano passado, o pão francês teve alta de 16% e a manteiga de 7,88%. Nomesmo período, o leite longa vida registrou aumento de 15,74%. O preço do café da manhã só foi refreado graças à queda nos preços do café, que em2013 registrou diminuição de 11,51%.
Em Pernambuco, o cenário foi semelhante, de acordo com o vice-presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Djalma Júnior. “Os preços do pão, café e leite também aumentaram em Pernambuco pelas mesmas razões que subiram em São Paulo. São commodities que tiveram aumento nas cotações internacionais (café e trigo). No caso do leite foi uma queda grande na produção”, explica.
Ainda segundo ele, a Apes não tem um setor de pesquisa e monitoramento de dados para que haja precisão na variação dos preços, mas é possível afirmar que um dos vilões do ano passado foi o feijão. Desta forma, mais uma “dupla” comum na mesa brasileira esteve ameaçada. “Arroz e feijão também tiveram variações grandes, a boa notícia é que o feijão já tem, em 2014, uma tendência de queda no preço”, assinala.
Para lidar com a escalada dos preços, o consumidor precisou mudar o cardápio. “É bom para o mercado que o consumidor faça substituições. Isto ajuda a normalizar os preços. Algumas frutas e verduras sofreram grandes variações em2013, mas também baixam de preço mais rápido que as commodities”, aponta.
Conforme a Apas, o preço do pão francês foi impactado pelo aumento dos ingredientes de seu preparo, especialmente do trigo que aumentou fortemente ao longo de 2013. O leite, por sua vez, teve seu preço elevado em decorrência do incremento nos custos de produção, tais como o encarecimento da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que gera uma menor produção do item. Este aumento de certo se refletiu nos derivados do produto como a manteiga, por exemplo.
No caso do café, diz a Apas, a menor demanda internacional favoreceu os preços, contribuindo para um comportamento favorável nos valores do café ao longo do ano passado.
ESTABILIDADE – Para a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a tendência é que os preços nos próximos meses apresentemmaior estabilidade, embora o aumento ainda deva ser verificado emmenor magnitude.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário