Ferro propõe debate em prol do Submédio São Francisco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Fernando Ferro (PT) solicitou uma audiência pública na comissão de Minas e Energia da Câmara Federal para tratar do cancelamento de convênio da Chesf/Codevasf com a população atingida diretamente pela construção da Barragem de Itaparica do Rio São Francisco. A audiência prevê a participação do presidente do Conselho Administrativo da Eletrobras, representantes da Codevasf e Contag, do Polo Sindical do Submédio São Francisco e do Ministério Público Federal de Pernambuco.
De acordo com o petista, a suspensão do convênio irá afetar de maneira drástica a produção agrícola dos irrigantes do Submédio São Francisco, bem como as cidades daquele território beneficiadas pela produção da agricultura familiar local.
Ainda segundo o deputado, a responsabilidade do setor elétrico brasileiro para com essas famílias possui caráter histórico, por terem sido atingidas pela construção da referida barrage.
“São mais de seis mil famílias que trabalham nesse perímetro irrigado, envolvendo diretamente mais de 35 mil pessoas e afetando uma população de 100 mil habitantes daqueles municípios que hoje são beneficiários desses programas de irrigação que dinamizaram a economia do Submédio São Francisco, com a produção agrícola de frutas e que se constituem em alternativa econômica importante”, disse Ferro.
“O conselho de administração da Eletrobras, com esta iniciativa, interrompe o convênio de assistência ao projeto de irrigação da Usina de Itaparica. Com o corte, serão suprimidos o bombeamento de água, a energia e o atendimento daquelas comunidades”, completou o parlamentar.
A votação do requerimento de audiência pública deve acontecer no início da próxima semana.
Fonte: Magno Martins
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário