Fórum Econômico Mundial chega ao fim em Davos com moderado otimismo

O Fórum Econômico Mundial encerrou neste sábado sua reunião anual em Davos com otimismo moderado e muito focado nos desequilíbrios que abalam algumas economias emergentes.

Em um painel realizado no último sábado, a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, deu o tom ao afirmar que “a recuperação está em processo de consolidação neste momento”.

“Acredito que podemos ser prudentemente otimistas sobre as perspectivas da economia mundial. A economia dos Estados Unidos pode crescer 3% ou mais este ano e no próximo. A Europa está, enfim se recuperando, crescendo e o Japão está avançando de forma significativa”, comentou o presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda.

“Em economias emergentes como Índia, China, Indonésia e outros, é provável que o crescimento econômico continue sendo alto ou se acelere”, acrescentou Kuroda.

Na terça-feira, o FMI elevou sua previsão de crescimento mundial em 2014, de 3,6% a 3,7%, pouco antes do começo das reuniões do Fórum Econômico Mundial em Davos, com 40 chefes de Estado e de governo e mais de 2.500 participantes.

A volatilidade, o novo risco

A grande dúvida dos trabalhos de Davos veio este ano dos países emergentes, que estão crescendo menos e sofrendo fugas de capital, provocados por uma política monetária norte-americana mais restritiva que torna os investidores muito mais seletivos.

Segundo Lagarde, esta volatilidade “é claramente um novo risco e tem que ser vigiada”.

A sexta-feira foi marcada pela queda do peso argentino na véspera, a maior em um só dia desde 2002, e da libra turca.

Por razões como esta, Larry Fink, presidente do BlackRock, o maior fundo de investimento do planeta com mais de 4 trilhões de dólares em carteira, pediu prudência.

“Vamos viver em um mundo com muito mais volatilidade”, apostou Fink.

Segundo ele, a recuperação econômica dependerá muito da iniciativa pública, algo que ele não gera otimismo, “porque os políticos tendem muito a ser preguiçosos” na hora de fazer reformas.

“Vamos depender da execução de reformas na China (…), teremos que observar (o primeiro-ministro japonês Shinzo) Abe, e as reformas no Japão, Estados Unidos e outros lugares”, acrescentou Fink.

O diretor geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, pontuou que “é muito cedo para saber qual vai ser o impacto deste fenômeno (da volatilidade monetária) no comércio, que a maioria das vezes responde a tendências a longo prazo”.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.