Gerdau desmente Cerveró sobre Refinaria de Pasadena
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Conselho de Administração da Petrobras à época da operação de compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), negou, ontem (3), que os integrantes do órgão tenham recebido a proposta de contrato do negócio com quinze dias de antecedência à reunião.
O advogado do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, afirmou, na quarta-feira (2), que os membros do conselho tinham conhecimento prévio do contrato, incluindo suas cláusulas polêmicas.
‘Ao contrário do que foi informado, Jorge Gerdau Johannpeter esclarece que o contrato de compra da Refinaria de Pasadena não foi enviado previamente para avaliação do Conselho de Administração da Petrobras’, afirmou a assessoria de Jorge Gerdau, por meio de nota.
A operação de compra foi aprovada pelo conselho em fevereiro de 2006, quando o órgão era chefiado pela presidente Dilma Rousseff (PT), então ministra das Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A compra da refinaria teve o voto favorável da então ministra.
Ao todo, a Petrobras pagou US$ 1,2 bilhão, em duas etapas, para comprar uma refinaria que, em 2005, custou US$ 42,5 milhões à Astra Oil – quase 28 vezes menos.
Em nota, a presidente Dilma Rousseff disse que a decisão foi tomada com base num ‘resumo executivo’ com ‘informações incompletas’ e técnica e juridicamente falho. No texto, o resumo era creditado ao ‘diretor internacional’, na época, Nestor Cerveró.
Fonte: Magno Martins
Nenhum comentário