Gilberto Carvalho defende MST e afirma que governo continuará financiando eventos

imagesO ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, saiu em defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta quarta-feira, ao comentar a notícia, publicada há alguns dias na imprensa, que o governo teria financiado um congresso nacional da entidade, em Brasília, no mês passado. Carvalho afirmou que o governo continuará apoiando esse tido de evento e disse que os membros do MST não podem ser confundidos com baderneiros.

— Nós, o governo federal, financiou, sim, a feira de produtos agroecológicos, que estavam no congresso, da mesma forma como nós financiamos e demos recursos para a feira agropecuária de Ribeirão Preto, de Minas e assim como tantas outras iniciativas do agronegócio que também respeitamos. Portanto, o dinheiro público pode e deve ser utilizado para estimular todas as formas de organização da cidadania e da produção. É próprio de um governo democrático financiar iniciativas que convirjam para o bem da sociedade — declarou Carvalho, momentos antes de participar de um seminário no Itamaraty.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, a Caixa Econômica e o BNDES teriam fechado contratos sem licitação, nos valores de 200.000 reais e 350.000 reais, em apoio ao 6.º Congresso Nacional do MST. O evento aconteceu há duas semanas e terminou em confronto com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

— Quero dizer de maneira clara e peremptória que não se pode confundir o MST com baderneiros. É um movimento legítimo, responsável, uma realização importante no país no processo de avanço da reforma agrária e, mais do que isso: hoje responsável pela produção de alimentos orgânicos e cooperativas em todo o país — disse ele.

De acordo com o ministro, o MST não pode ser visto como um mal. Ele afirmou que não se pode “esquecer o jogo da democracia e a autonomia dos movimentos”.

— Nós repelimos qualquer tentativa de dizer que estamos financiando a baderna e a violência. A violência que acabou ocorrendo na Praça dos Três Poderes não foi provocada, insisto, por lideranças do MST que, pelo contrário, tiveram atuação importante para diminuir o impacto do confronto, que acabou ocorrendo por razões que não quero comentar.

Gilberto Carvalho mencionou o programa de compra direta do governo, que prevê a aquisição do produto diretamente do agricultor e que melhora a renda escolar. Disse que o MST é uma parte importante no encaminhamento do programa que, enfatizou, é seguido por vários países, incluindo africanos.

— A Caixa, o BNDES e qualquer órgão público financiarão o apoio à produção legítima dos agricultores. O resto é tentativa de uso ideológico e político de uma ação legítima — concluiu.

Gilberto Carvalho descarta volta de Lula como candidato

Gilberto Carvalho descartou a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatar novamente ao cargo este ano, como defendem integrantes do movimento “Volta Lula”. Carvalho chamou de “fofoca” rumores nesse sentido, que surgiram com a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff registrada em pesquisas recentes de opinião.

— Isso é fofoca natural que aparece na política. Não está em pauta. Nossa candidata está muito bem definida. O presidente Lula é um grande cabo eleitoral e ponto. Esse assunto não existe para nós — afirmou

Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.