Gleisi transmite o cargo ao sucessor na Casa Civil, Aloizio Mercadante

ÍndiceO ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante tomou posse nesta terça-feira (4) como ministro da Casa Civil. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, ele recebeu o cargo da ex-titular da pasta, Gleisi Hoffmann, que deixa o ministério para concorrer ao governo do Paraná em outubro.

A transmissão de cargo é uma formalidade feita depois da posse oficial, que ocorreu nesta segunda-feira (3), quando a presidente Dilma Rousseff empossou quatro novos ministros, que assumem na primeira etapa da reforma ministerial.

Ao discursar na transmissão do posto, Mercadante fez um balanço das ações do governo nos últimos anos. À frente da Casa Civil, ele será responsável por coordenar os projetos do Executivo e servir de ponte entre o Planalto e os ministérios. Mercadante disse que sua administração será marcada por “discrição” e “trabalho”.

“Minha gestão no comando da Casa Civil combinará discirição com trabalho, trabalho e mais trabalho”, afirmou.

“Minha principal tarefa será dar continuidade aos programas prioritários do governo da presidenta Dilma Rousseff. (…) Tenho certeza de que o último telefone que toca quando tem um problema neste país é o da presidenta Dilma. E, quando toca, ela liga para a gente. E, assim, eu vou ligar para cada um dos ministros para a gente resolver os problemas deste país”, concluiu o ministro.

Mercadante ainda elogiou a política econômica do governo e disse que o Brasil  “é e continuará sendo um dos mercados mais atraentes para o investidor externo”. “Em 2014, teremos novas concessões e projetos estruturantes em andamento alem do desenvolvimento do campo de Libra e outros eventos que são extraordinárias oportunidades que o Brasil oferece a investidores mundiais”, afirmou o ministro.

“Hoje temos uma divida publica com a relação com o PIB muito mais baixa. Mantivemos nosso inegociável e irredutível compromisso com o controle da inflação. Pelo décimo ano consecutivo a inflação se manteve dentro da meta”, concluiu Mercadante.

Após deixar o cargo, Gleisi Hoffmann volta a exercer mandato no Senado Federal. Ela não precisa se descompatibilizar do cargo de senadora para concorrer nas eleições.

Em seu discurso, a ex-ministra fez um balanço dos programas que ajudou a coordenar à frente da Casa Civil. Ela destacou o programa de concessões de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. E disse que teve afeição aos programas Mais Médicos e Viver sem Limites.

Gleisi também fez um agradecimento à presidente Dilma Rousseff, que não participou da cerimônia. “A senhora é exigente, sim, mas sem perder a razão. Temos de ter no serviço público eletivo e concursado o costume da cobrança, o estabelecimento de metas e resultados”, defendeu.

Para Mercadante, a quem chamou de “amigo e companheiro”, a ex-ministra desejou “muito êxito e muito sucesso”. “Tive a oportunidade de trabalhar com você no Congresso e no governo. Conheço sua capacidade de realização, sua capacidade intelectual e sua determinação”, elogiou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.