Gonzaga Patriota apresenta projeto que fixa piso salarial para o profissional de Relações Públicas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) apresentou um Projeto de Lei nº 6601/2013 que fixa o piso salarial do profissional de relações públicas em R$ 4.650,00 (quatro mil e seiscentos e cinquenta reais) para uma jornada de 30 (trinta) horas semanais.
Pela proposta, os proventos serão reajustados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). De acordo com Patriota, o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho é um direito do trabalhador previsto no inciso V do art. 7º da Constituição Federal.
O parlamentar esclarece que a fixação do piso salarial torna-se providencial para um melhor desempenho de determinadas atividades na medida em que resulta na melhoria das condições de trabalho aos profissionais que, ao auferirem uma remuneração condizente com suas responsabilidades, poderão se dedicar exclusivamente a um só emprego. Além disso, essa iniciativa também tem o condão de valorizar o profissional que, após anos e anos de estudo de graduação e especialização, ainda necessita de constante atualização para bem atender aqueles que necessitam de seus cuidados.
Para Gonzaga Patriota, o valor de R$ 4.650,00 corresponde a uma justa contraprestação pelos serviços altamente especializados dispensados pelos profissionais. Hoje, o profissional de relações públicas atua em diversas áreas do conhecimento, das típicas até as mais amplas, abarcando ramos de várias especialidades como, por exemplo, eventos, comunicação institucional, pesquisa e administração.
O projeto tramita na Comissão do Trabalho e recebeu parecer favorável do relator, deputado Policarpo, e está pronto para ser votado.
CARTA DE REIVINDICAÇÃO AOS DEPUTADOS FEDERAIS
Nós ASSISTENTES SOCIAIS DO BRASIL reivindicamos aos nobres Deputados à APROVAÇÃO das seguintes PL (Projeto de Lei) 5278/2009 da deputada Alice Portugal (PCdoB- BA), que prevê um piso salarial para assistentes sociais, foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados e à PL (Projeto de Lei) 3688/2000 – INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA que é reivindicação justa e histórica da nossa classe trabalhadora.
Hoje temos um número crescente de Assistentes Sociais que deixam de atuar na área devido a falta de condições e precariedade do ambiente de trabalho e a falta de valorização. É muito frequente escutarmos na mídia chacotas com a famosa frase “Assistente Social é a pessoa boazinha da caridade”, porém é impossível conceber uma sociedade de qualidade sem a garantia de nossos direitos.
O Assistente Social é um profissional desvalorizado, atuando em más condições, sendo desrespeitado pelo próprio gestor de Assistência Social, que não passa de um apadrinhado políticos, pessoas quem nem saber qual é a verdadeira função do Assistente Social. Justamente com estas reivindicações sendo aprovadas de imediatamente nossa categoria ira dar um grande passo no futuro.
Conto com vocês nesta luta!
Sem Mais
Elisabete Aparecida Morais Assistente Eu amo Serviço Social