Gonzaga Patriota comemora o Dia do Ferroviário
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) comemorou, nesta quarta-feira (30), o Dia do Ferroviário. O parlamentar lembrou com saudosismo da época em que era ferroviário.
“Ainda muito jovem, aos 16 anos, tive a honra de iniciar minha vida pública como telegrafista da Rede Ferroviária Federal. Além de exercer essa nobre função de telegrafista do Código Morse, promovia as manobras das composições ferroviárias nas estações por onde eu trabalhava, dentre elas, Arcoverde; Sertânia e Salgueiro. Poucos anos depois, fui sendo promovido nas funções que exercia, até assumir como maquinista de trem da Rede Ferroviária Federal”, lembrou Patriota.
Gonzaga Patriota explicou que em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis ou como é conhecida hoje, Estrada de Ferro Mauá, por isso comemora-se o Dia do Ferroviário no Brasil nesta data.
A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.
Desde então, as estradas de ferro e seus trabalhadores se tornaram muito importantes para o desenvolvimento do país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. Por exemplo, a origem brasileira do futebol também veio das ferrovias. As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o país foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.
Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959.
A bela história das ferrovias no Brasil teve uma estagnação a partir da vinda da indústria automobilística, mas nos últimos anos vem recuperando seu brilho com grandes projetos como a Transnordestina.
É por conta de toda sua bela história que as ferrovias merecem lugar de destaque no passado, presente e futuro do país.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário