Governador de Pernambuco lança em Petrolina Plano Emergencial de Controle à Mosca-da-Fruta
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, fará o lançamento do Plano Emergencial de Controle das Moscas-das-frutas, nesta segunda-feira (08), às 9h, no Sest Senat, em Petrolina. Durante o encontro, o gestor assinará juntamente com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (ADAGRO), o contrato com a Moscamed Brasil. Está prevista a liberação de mais de 2 dois milhões de reais, que serão utilizados na execução do plano.
O Governador se sensibilizou com a situação dos produtores do Vale que atualmente enfrentam uma alta infestação de Ceratitis capitata, mosca-da-fruta que mais provoca danos à fruticultura regional. A consolidação do projeto é uma conquista do Comitê Gestor de Combate às Moscas-das-frutas, formado por produtores e exportadores com o objetivo de buscarem apoio financeiro junto aos poderes público e privado para a aplicação de medidas emergenciais de controle e prevenção da praga.
O Comitê atuou em parceria com o Instituto da Fruta do Vale do São Francisco (IFVSF), a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), a Embrapa Semiárido, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores e Derivados (Abrafrutas) da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Moscamed, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a ADAGRO e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dos dois estados.
De acordo com a Gerente Geral da ADAGRO, Erivânia Camelo, a inauguração do Plano Emergencial encerra, com êxito, uma fase de negociações. “O apoio efetivo do Governador impede que a luta permaneça no campo do diálogo e das promessas. Conseguimos investimentos em tempo recorde. É uma conquista de vital importância para o Vale do São Francisco, porque este contrato manterá os mais de 200 mil empregos diretos e o êxito da fruticultura do Vale, que abastece o mercado interno e é responsável hoje por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país”, declara Camelo.
A aplicação do plano está prevista para a segunda quinzena de setembro. A doação de inseticida orgânico para os produtores, o controle cultural e a educação sanitária, estão entre as medidas de combate incluídas no projeto emergencial. Outras medidas que serão aplicadas são o monitoramento e o controle biológico por meio da técnica do inseto estéril, que serão realizadas pela Moscamed Brasil.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário