Governo do Estado amplia atenção à saúde de detentos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Chefe de gabinete do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Urbanos do Governo de Pernambuco, Bernardo D’Almeida, Myckon Freitas esteve ontem (2) no Complexo Prisional do Curado para receber os 88 profissionais que foram selecionados por meio de seleção simplificada e que irão atuar nas unidades prisionais do estado. Desse total anunciado, 77 farão parte de 11 equipes nas áreas de saúde básica, composta por odontólogos, enfermeiros, assistente social, psicólogo, médico, auxiliar de saúde bucal e técnico de enfermagem.
Serão contratados ainda profissionais para atuar nas áreas de farmácia, nutrição, psiquiatria, ginecologia, fisioterapia, terapia ocupacional, bioquímica, técnico de laboratório e técnico em radiologia.
Myckon disse, na ocasião, que desde o ano passado Pernambuco aderiu ao Plano Nacional de Assistência à Saúde no Sistema Penitenciário, lançado no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de organizar as questões das pessoas privadas de liberdade de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e com assinatura do termo de adesão para participar da iniciativa, aumenta em cerca de 3.000% a verba de financiamento do Ministério da Saúde para Pernambuco.
Ao lembrar que o “homem é maior que seu erro”, o secretário-executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro, presente ao ato, disse que aos técnicos que estão chegando que a principal missão da pasta é trabalhar em prol dos privados de liberdade, ressaltando que no quesito educação dentro de presídio, Pernambuco é considerado o melhor do Brasil. “Enquanto a média de recluso dentro das salas de aula no Brasil é de 10%, em Pernambuco é de 30%”, lembrou.
A partir da adesão, o Governo do Estado formou um grupo condutor composto por representantes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para monitorar e avaliar as medidas. Quando concluído, o material será encaminhado ao Ministério da Saúde para que Pernambuco seja qualificado na política e, com isso, as equipes existentes possam ser habilitadas a receber os recursos financeiros correspondentes.
Fonte: Blog do Magno Martins
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário