Governo pode valer-se de projeto de Patriota para salvar o São Francisco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
Informa “O Globo” desta quarta-feira que o Governo Federal estuda a possibilidade de levar águas do rio Tocantins para o rio São Francisco a fim de atender às populações do semiárido nordestino.
As obras de transposição do São Francisco, que deveriam ter terminado em 2012, diz o jornal, já consumiram R$ 8,2 bilhões e ainda falta cerca de um terço para ser concluída.
O Ministério da Integração confirmou ao jornal que analisa, no Programa Nacional de Segurança Hídrica, “alternativas para garantir ainda mais segurança hídrica aos moradores do semiárido, entre elas a de integrar a Bacia do Tocantins à Bacia do Rio São Francisco”.
O projeto prevê a captação da água na altura do município de Palmeirante (TO). Ela sairia pelo Maranhão até o reservatório de Sobradinho (BA), onde estão as principais barragens do Velho Chico.
É perto dali, no reservatório de Itaparica, acrescenta “O Globo”, que começa a transposição para o semiárido. O trajeto evita a região do Jalapão, cujo projeto já foi considerado ambientalmente inviável, por atingir as nascentes do Tocantins.
O jornal informa também que em setembro deste ano começou a tramitar na Câmara dos Deputados, como parte do “Plano Nacional de Viação” um projeto de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) propondo a interligação das duas bacias: do Tocantins e do São Francisco.
Procurado pelo jornal, Patriota afirmou que não há outra alternativa para concretizar a transposição das águas do rio São Francisco senão usando águas do rio Tocantins e que já foi chamado pelo Ministério da Integração para discutir o tema.
Disse o deputado pernambucano: “A nascente (do rio São Francisco) secou e isso fez cair a ficha de todos”.
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário