Greve dos Correios provoca encalhe de mercadorias nos centros de distribuição do estado, segundo sindicato

20140205170158124556iA greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), deflagrada por tempo indeterminado em 13 estados na noite última quarta-feira (29/1), por conta de mudanças no plano de saúde da categoria, já está causando problemas aos usuários com o atraso no serviço de entrega de mercadorias e correspondências. Além disso, o rastreamento das postagens, via site dos Correios, também está prejudicado. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), somente 2% a 3% das entregas estão sendo feitas no estado.

“São 4.040 trabalhadores (em Pernambuco) e 90% desse pessoal está parado. O movimento teve forte adesão em todo o Brasil”, afirmou Edson Siqueira, secretário de política e formação sindical da entidade. Nem mesmo o plano de contingência criado pela direção dos Correios para assegurar a entrega das mercadorias e correspondências tem resolvido a demora. De acordo ele, o serviço de rastreamento de postagens pelo site da ECT também está comprometido com a paralisação. “O serviço está temporariamente fora do ar, foi retirado pela empresa para não agravar ainda mais a situação”, limitou-se a dizer o sindicalista.

Procurada pela reportagem do Diario, a assessoria de comunicação dos Correios em Pernambuco concordou com a possibilidade de haver atrasos, mas discordou do volume de mercadorias encalhadas e afirmou, na tarde desta quarta-feira (5), que “95% das encomendas estão sendo entregues em dia”. No comunicado, destacou que “toda paralisação gera esse tipo de situação com o encalhe de mercadorias”. Em relação ao plano de contingência, a assessoria afirmou que “está sendo executado com plantões nos fins de semana, horas extras e deslocamento de empregados para atividades de distribuição.”

A assessoria regional dos Correios, no entanto, rebateu os números do Sintect-PE e disse que “82,6% do efetivo total está presente, o que representa 3.223 empregados”. Questionada sobre a situação atual nos centros de distribuição no estado, desde o início da greve, a assessoria informou que “o número acima (82,6% do efetivo total e 3.223 empregados em atividade) já inclui os centros de distribuição.”

Os Correios também rebatem a informação de que o rastreamento de objetos está comprometido. “Não houve nenhuma paralisação ou redução dos serviços de rastreamento dos objetos”, informa a nota enviada à redação. A informação foi reforçada, ainda, através de um comunicado da assessoria em Brasília, no qual informa que “todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o Sedex, estão disponíveis, com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades”.

Impasse
Com a falta de entendimento entre as partes, a paralisação parcial dos Correios será julgada pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST), cujo relator do processo é o ministro Márcio Eurico Vitral Amaro. A greve dos funcionários foi deflagrada na semana passada sob a alegação de que os Correios teriam modificado, de forma unilateral, a gerência do plano de saúde dos trabalhadores, o CorreiosSaúde, por um novo operador, a Postal Saúde.

O sindicato alega, ainda, que o novo plano não garante como dependentes os pais dos funcionários e não cobre os aposentados. Segundo o órgão, a mudança também criou um pagamento mensal, independente de os empregados usarem ou não o plano. Desde o início de janeiro, o plano CorreiosSaúde, que atende os empregados da ECT e seus dependentes, passou a ser operado pela Postal Saúde, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com política e diretrizes definidas pela ECT. As regras do plano, segundo os Correios, não foram alteradas.

Ontem, a direção dos Correios afirmou, através de um comunicado em seu site, “que não haverá nenhuma alteração no atual plano de saúde dos trabalhadores, o CorreiosSaúde e nenhuma mensalidade será cobrada”. O documento ressalta também que “os dependentes regularmente cadastrados serão mantidos e o plano de saúde não será privatizado, com todas as condições vigentes do CorreiosSaúde sendo mantidas e os percentuais de co-participação, que não serão alterados”. A empresa reafirmou que os trabalhadores não terão custos adicionais.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.