Homens usam saias durante protesto contra normas do Teatro Amazonas

4Um professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) organizou um protesto realizado na noite desta terça-feira (18), no Teatro Amazonas, localizado no Centro de Manaus. Após presenciar o que ele afirma ter sido “discriminação com espectadores”,  ele, alunos e simpatizantes da causa resolveram ir ao teatro com roupas diferentes. Enquanto os homens usavam saia, as mulheres usavam bermudas. Cerca de 70 pessoas participaram do ato. A entrada de pessoas trajando chinelos, bermudas, blusas sem manga ou shorts é proibida. A Secretaria de Cultura do Amazonas informou que as regras são “uma questão de respeito ao local e aos artistas que ali se apresentam”.

Segundo o professor Jhon Castro, do curso de Teatro da UEA, o protesto foi motivado por um episódio ocorrido na última segunda-feira (17), durante a entrada do público para acompanhar um espetáculo da Mostra de 10 Anos de Teatro na Amazônia, evento que acontece desde o dia 16 de março e vai até o próximo sábado (22), com entrada gratuita.

Ele afirma ter presenciado uma cena de discriminação, quando um homem que estava vestindo bermuda e calçado com um chinelo foi impedido de entrar no Teatro Amazonas. “Funcionários do teatro que abordaram a pessoa em questão alegaram que ela não estava vestida de forma elegante e impediram a entrada dela. Nós que somos artistas ficamos indignados com essa atitude. O que gente quer é que a arte seja mostrada e divulgada. Não faz sentido cercear a entrada das pessoas, ainda mais em um tom de intimidação. Queremos que o teatro seja aberto para o povo”, disse Jhon Castro.

Na entrada principal do Teatro Amazonas, durante todas as apresentações, há um banner que informa que, entre outras vestimentas, o uso de bermuda e chinelo é proibido dentro do recinto. Para o professor Jhon Castro, esse tipo de limitação fere a Constituição brasileira. “Este aviso fere o artigo 5º da Constituição Federal, que fala da igualdade de todos perante a lei e do respeito aos direitos do ser humano. Cercear a entrada de pessoas no teatro por causa da roupa que elas vestem, ainda mais da maneira como foi feito, é muito desrespeitoso. É preconceito”, afirmou o professor.

Na noite desta terça, o professor, alunos de teatro e simpatizantes à causa, foram ao teatro vestidos em protesto à restrição. Os homens foram de saia, enquanto as mulheres trajavam bermudas. Após uma discussão, eles conseguiram entrar. “Tivemos que apelar para a Constituição, e contamos com o apoio do restante da plateia e com isso conseguimos entrar”, contou Jhon Castro.

Segundo ele, o único objetivo do movimento é assegurar o direito da população de ter acesso ao Teatro no Amazonas. “Não é o protesto de uma pessoa só. E nem é um movimento que tenha qualquer outra reivindicação que não seja lutar pelo direito de ir vir e de entrar em um prédio público para acompanhar um espetáculo de teatro”, concluiu.

O estudante de teatro Ismael Farias, de 57 anos, foi um dos alunos que resolveram apoiar a causa. Ele encara a proibição como uma restrição à arte. “Isso é só uma pontinha do que tem sido feito com a arte aqui em Manaus. Estamos sendo agredidos de forma institucional mais uma vez. O que aconteceu aqui foi exclusão social. Quer dizer que quem não tem condições de ter acesso a uma roupa melhor não pode assistir a um espetáculo de teatro no Amazonas?”, questiona.

Ele vê ainda a contradição na atitude da organização, que não cobra a entrada para os espetáculos. “Uma das maiores dificuldades do artista hoje em Manaus, é a justamente a falta de público. Um cidadão que vai pela primeira vez ao teatro e é barrado por conta da roupa que ele veste não volta nunca mais”, comentou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas informou que entende todas as formas de expressão, mas que as regras continuarão valendo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.