Hospital Agamenon Magalhães precisa de doações de leite materno
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) precisa de doações de leite materno. O estoque da unidade está baixo e a expectativa é que o banco seja abastecido durante campanha no período da Copa do Mundo e São João. O banco está com apenas 20 litros de leite humano. Além do leite, recipientes de vidro para o armazenamento do produto também são aceitos.
A unidade pede às mães que produzem leite em excesso que entrem em contato com o hospital para realizar a doação. O HAM precisa diariamente de 2 litros de leite para os bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no alojamento Canguru.
“Uma única mãe consegue doar até três litros de leite. Qualquer mulher saudável e que tenha essa produção em excesso pode entrar em contato conosco para agilizarmos a doação”, explicou a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Dulcinete Pinheiro. O leite materno possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças, ajudando no desenvolvimento de bebês prematuros e abaixo do peso, também informou a coordenadora.
O HAM fica no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. As mães interessadas em fazer a doação devem ligar para o telefone (81) 3184-1690, para agendar. Caso a doadora more na Região Metropolitana do Recife, uma equipe do hospital vai até a casa buscar o leite.
A doadora deve lavar as mãos, cobrir a boca e a cabeça durante a retirada do leite. É recomendado que o alimento seja armazenado em potes de vidro com tampa de plástico. “Basta levar uma panela com água ao fogo e quando começar a ferver, colocar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado antes de todo o processo” ensina a coordenadora.
O pote com leite precisa ser levado ao freezer, para que dure 15 dias.
Em Pernambuco existem nove bancos de leite humano. Neles, são feitos os procedimentos com alimento, como teste de qualidade e pasteurização. Além do HAM, os bancos de leite pernambucanos estão no Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital D’Avila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina).
Quatro postos de coleta recebem o leite materno, além dos bancos: Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes.
Fonte: JC
Nenhum comentário