Hospital Regional de Joinville faz primeiros transplantes de rins
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Após seis dias do recredenciamento no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, no Norte catarinense, realizou os três primeiros transplantes de rins. As cirurgias ocorreram em seis horas e terminaram na madrugada de segunda-feira (11). A meta da unidade é realizar de 10 a 15 transplantes por mês.
O hospital recebeu, no dia 4 de agosto, autorização para realizar esse tipo de cirurgia. Desde 2008, o hospital não podia realizar esse tipo de procedimento por falta de equipe médica. Após um período de contratações via concursos, em março de 2013 a unidade solicitou o recadastramento no MS. Até então, somente o Hospital Municipal de Joinville era capaz de realizar cirurgias renais no município
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os procedimentos no Hospital Regional começaram às 21h de domingo (10) e terminaram às 3h de segunda (11). Um homem de Jaraguá do Sul, no Norte, uma mulher de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e um mato-grossense que mora em Santa Catarina receberam um rim cada um.
Os órgãos são de doadores falecidos. Eles devem ficar internados de sete a 30 dias no Hospital Regional de Joinville sob observação médica. O G1 entrou em contato com o gerente técnico da unidade, Paulo Cicogna, mas, até 12h, não obteve informações sobre o estado de saúde dos pacientes.
Transplante de rins em Santa Catarina
A lista de espera por transplante de rins no estado é a segunda maior entre todos os órgãos transplantados, atrás apenas da de córneas. Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, existem 373 pessoas aguardando por um transplante de rim em Santa Catarina.
De acordo com a SC Transplantes, de janeiro a junho deste ano, foram realizados 112 transplantes de rins de doadores falecidos, 20 de doadores vivos e cinco transplantes de rins com pâncreas.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário