Impacto da nova lei das farmácias será maior para os pequenos estabelecimentos

poA Lei 13.021, publicada nessa segunda-feira (11) no Diário Oficial da União, tem como um dos pontos a obrigação da presença de um farmacêutico durante todo o tempo de funcionamento das farmácias e drogarias. A nova “Lei das Farmácias”, como tem sido chamada, provocará impactos econômicos nas micro e pequenas empresas do setor, aponta o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE). A obrigatoriedade da presença de um farmacêutico já era determinada na Lei 5991, de 1973. “Aconteceu uma ratificação da 1973 adicionando novas obrigações por parte das farmácias”, explica o presidente da Sincofarma, Ozéas Gomes. Apesar de existir há mais de 40 anos, o rigor na presença do farmacêutico passou a ser cobrado há cerca de 10 anos pela Anvisa, junto às vigilâncias sanitárias dos municípios. De acordo com Ozéas, isso desestimulou a procura pelo curso superior em farmácia, gerando um deficit de 50% só em Pernambuco.

Foi realizado um levantamento este ano sobre os impactos econômicos na folha de pagamento com a implantação da nova Lei, na qual foi comprovada que ele será maior nas micro e pequenas empresas. Dos quase três mil estabelecimentos em Pernambuco, elas representam a maior parte do setor com 70%, contra 25% das grandes redes (movimento recente no Estado) e 5% das médias empresas.Será necessária a contratação de até três funcionários para uma farmácia de pequeno porte, e as despesas com folha de pagamento bruta – excluído os impostos – vão girar em torno dos R$ 10 mil para o proprietário, estipula a Sincofarma.

SERVIÇOS MÉDICOS – Além da obrigatoriedade da presença do farmacêutico, a nova lei mudará o conceito das farmácias em geral. Elas deixarão de ser um ponto estritamente comercial de medicamentos e passarão também a ser um estabelecimento que presta serviço à saúde, onde poderão ser prestados serviços como aferição da pressão arterial, prática antes proibida, e aplicação de injeções e vacinas contra doenças de incidência local.

De acordo com a Dra. Gilda Almeida de Souza, secretária de relações internacionais da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), essa nova lei é positiva e coloca o farmacêutico como a pessoa mais importante dentro do estabelecimento, orientando melhor a população sobre os remédios e garantindo proteção contra os perigos da automedicação. “A drogaria, um conceito importado e apenas comercial, vai deixar de existir”, explica ela.

As novas atribuições também trarão novas responsabilidades ao farmacêutico. Ele precisará se especializar mais na assistência farmacoterápica, além de se reportar aos órgãos regulares da categoria, como o conselho de farmacêuticos e a vigilância sanitária dos municípios.

Procurado pela reportagem do NE10, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) não se pronunciou a respeito dos serviços de saúde que poderão ser prestados pelos estabelecimentos.

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.