Importação de leite em pó preocupa pecuaristas do Interior
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os produtores de leite no interior de Pernambuco seguem insatisfeitos com a portaria do Ministério da Agricultura que autoriza a importação do leite em pó durante três anos pelos laticínios. De acordo com os pecuaristas, a medida tomada de forma emergencial no ano passado, por causa da seca, hoje não se justifica mais e devido ao preço, afastou os compradores.
Eraldo Bezerra cria gado em Caruaru há mais de 20 anos. Ele trabalha numa fazenda na zona rural da cidade com um rebanho de 50 vacas. Segundo ele, o preço vem caindo e hoje um litro sai por R$ 1,00, valor bem abaixo antes do período da portaria, quando custava até R$ 1,40.
“A situação ainda piora quando os atravessadores entram em ação. Eles barganham o preço e o lucro vai todo para as padarias e laticínios. A nossa despesa é muito alta, pagamos funcionários para promover a ordenha e ensacar o leite de domingo a domingo e precisamos rever essa situação. Só os produtores saem perdendo”, explicou.
De acordo com o Sindicato dos produtores de Leite de Pernambuco, o problema está na reidratação do leite em pó. Segundo o presidente do Sindicato, Saulo Malta, o Governo Federal liberou um percentual de 35% e hoje essa marca chega a 350%, o que gera prejuízos significativos aos produtores.
“Com isso os grandes laticínios não estão comprando o leite e só vemos uma saída para resolver o problema. O Governo Federal precisa revogar essa portaria ministerial para proibir a reidratação do leite em pó. O prejuízo dos pecuaristas já é de 40% em relação a outras épocas”, disse.
Ele explicou ainda que essa semana houve uma reunião com o Ministro da Agricultura, Neri Gueller, para que as reivindicações fossem apresentadas, mas que um novo movimento será feito na próxima quarta-feira (13). “Vamos fazer uma ação na Assembleia Legislativa com a distribuição dos derivados de leite. Vamos pressionar a classe política para tomar atitude. Estamos gastando uma média de um real por cada litro e tem gente vendendo o leite abaixo de um real. O preço do queijo também caiu. O prejuízo é total”, disse.
O ministro pediu um prazo até a próxima terça-feira (10) para dar uma resposta definitiva sobre a solicitação.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário