Impunidade impede avanços de Brasil como ‘democracia influente’, diz ONG
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
De um lado, um país tentando se consolidar como uma democracia influente em debates internacionais sobre questões de direitos humanos.
De outro, uma nação que, ano após ano, não consegue lidar com problemas domésticos como tortura, violência policial, prisões superlotadas e impunidade.
Esse é o balanço do capítulo sobre o Brasil do relatório anual da ONG Human Rights Watch, divulgado nesta terça-feira (21), com os avanços e retrocessos em questões ligadas ao direitos humanos em todo o mundo.
O documento deste ano, as críticas ao Brasil – especialmente no que diz respeito à segurança – são bastante semelhantes às de 2013.
‘Além de não ter melhorado nesses quesitos, problemas como conduta policial e a situação carcerária foram potencializados por eventos do ano passado, como a ação violenta da polícia nos protestos, a morte do Amarildo e a matança no Maranhão’, disse à BBC Brasil Maria Laura Canineu, diretora da ONG para o país.
‘Ficou ainda mais claro o mau preparo da polícia para lidar com multidões. Durante os protestos, pudemos ver que o padrão de conduta dos policiais não mudou e, em muitos casos, usaram a força de forma desproporcional contra os manifestantes.’
A Secretaria de Direitos Humanos disse que só comentaria o relatório da Human Rights Watch após sua divulgação, marcada para a manhã desta terça-feira.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário