Infraestrutura é entrave para manter qualidade de fígado para transplante

POMais da metade (60%) dos fígados disponibilizados para transplantes em São Paulo são recusados pelas equipes médicas. O dado, da Secretaria Estadual de Saúde, foi tema de debate hoje no Fórum Internacional de Transplantes do Aparelho Digestivo, que ocorre até amanhã (14) na capital paulista. A falta de infraestrutura em pronto-socorros, que deveriam garantir a adequada conservação do órgão a ser doado, é apontada como um fator que torna a taxa elevada. No Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (USP), aproximadamente 250 pessoas aguardam na fila por  transplante.

“É um percentual muito alto. Ter tantos órgãos desperdiçados com pacientes precisando é um absurdo”, avaliou o cirurgião Rodrigo Bronze de Martino, médico do serviço de transplantes de órgãos do HC. Ele acredita que, além da questão de infraestrutura, é preciso investigar com mais critério o que leva a essa recusa já na oferta do órgão. Um dos fatores a serem considerados é a característica do doador. “É preciso avaliar se há maior ou menor risco para ele [órgão] funcionar, ou não, depois do transplante”, apontou. Martino destaca que, como o paciente receptor é o qualificado com maior risco de morte, os critérios são mais rígidos.

Para o cirurgião Huygens Garcia, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC), é fundamental avaliar o órgão antes de optar pela recusa. “A nossa política é que, existindo um doador, não importa se ele tem 80 anos, nós vamos fazer a captação e verificamos se o fígado é bom, transplanto com segurança”, explicou. Entre as características observadas no órgão, estão a textura adequada e a rigidez. O médico destaca que a idade do doador impacta mais em outros órgãos, como coração, pulmão e rim. No Ceará, a taxa de recusa é menor que 10%, segundo ele.

Os problemas de infraestrutura também são destacados por Garcia como entraves para ampliar o número de transplantes. “A manutenção [do doador] é importante, porque muitos pacientes que deveriam estar em Unidade de Terapia Intesiva não estão porque não há vaga. Às vezes ficam em salas improvisadas”, relatou. Martino, por outro lado, aponta que houve uma avanço na oferta de órgãos em São Paulo pelo trabalho do governo estadual de incentivar os hospitais locais a manter em condições adequadas os pacientes com morte encefálica. “Temos que cuidar ainda melhor deles, porque eles podem beneficiar sete ou mais vidas”, apontou.

O chefe do serviço de transplantes no Ceará destacou que o estado é líder em número de procedimentos de fígado. Foram 137 em 2013. “A nossa taxa de sobrevida após um ano de transplante é de 82%. É bom, mas estamos perserguindo 90%”, apontou. O número de procedimentos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por sua vez, é de 110 transplantes por ano, em média. Neste ano, até o momento, foram cerca de 90 procedimentos no hospital paulista.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.