Instituto Miguel Arraes lembra os 50 anos do golpe
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Para lembrar a passagem dos 50 anos do golpe militar, o Instituto Miguel Arraes realiza hoje uma série de atividades referentes à data. A entidade vai promover exposições e palestras para recordar o cinquentenário da deposição do ex-governador Miguel Arraes (PSB) do governo de Pernambuco, ocorrida no dia 1º de abril de 1964. Para palestrar sobre o fato, foi convidado o ex-assessor de Arraes, Ivan Rodrigues. Próximo do socialista, Rodrigues deve rememorar os dias que antecederam a saída de Arraes do Executivo estadual. Rodrigues esteve em vários momentos ao lado de Arraes e no dia 31 de março acompanhou o ex-governador em algumas atividades. Foi um dos que observou de perto os acontecimentos no dia que antecedeu a deposição.
O presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho, também vai participar como palestrante. Ele vai abordar o contexto geral do golpe militar de 1964.
Na ocasião, o instituto vai apresentar a atualização do site da entidade, que deverá trazer novos documentos referentes ao ex-governador Miguel Arraes durante a ditadura militar.
Segundo Joaquim Pinheiro, colaborador do Instituto Miguel Arraes, pelo menos 270 mil arquivos deverão ser disponibilizados no portal da entidade. Cartas, fotografias, livros, jornais, revistas, manuscritos, filmes que envolvem o nome do ex-governador de Pernambuco estarão disponíveis na plataforma online.
“Só de cartas do exílio são cerca de quatro mil. Esse acervo está sendo digitalizado e será disponibilizado no portal para levar mais conhecimento às pessoas”, afirmou Joaquim Pinheiro. O acervo de Miguel Arraes foi tombado em 2013 como patrimônio cultural pelo governo do Estado.
O governador Eduardo Campos (PSB), neto de Miguel Arraes, vai participar do ato, além dos demais familiares do ex-governador de Pernambuco. Secretários estaduais, representantes da Comissão da Verdade e ex-anistiados também foram convidados para participar da solenidade, que terá início às 8h, na sede do instituto, localizada na Rua do Chacon, no Poço da Panela.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário