Jovem é suspeito de furtar dezenas de árvores para montar “jardim particular” em Guarulhos

Na manhã da quinta-feira, 25 de outubro de 2013, uma inusitada ocorrência chamou a atenção dos investigadores da Delegacia de Crimes Ambientais de Guarulhos, na Grande São Paulo. Um homem teria levado mais de 35 árvores de um parque público, além de grande quantidade de grama, uma mesa e dois bancos de concreto.

O parque Cana Verde, entregue em dezembro, estava em fase de construção quando os furtos aconteceram. Ele ocupa o que era uma grande área de várzea próxima ao córrego Baquirivu, no bairro Haroldo Veloso, e oferece aos munícipes dois campos de futebol, academia popular de esportes, aparelhos para crianças áreas de lazer.

Funcionários do parque perceberam o sumiço das árvores, que incluíam palmeiras, jabuticabeiras, pitangueiras, palmitos juçara e arecas locuva (uma espécie de palmeira ornamental) e comunicaram à Guarda Civil Municipal do Meio Ambiente, que passou a investigar o caso.

Logo, a Guarda localizou Erivaldo Ribeiro da Silva, de 20 anos, suspeito de levar as árvores. O curioso é que ele não as comercializou, mas as replantou no terreno onde mora com os pais e 15 irmãos. Conduzido até a delegacia, foi aberto inquérito por furto e receptação. Ele responde em liberdade.

A reportagem foi até a casa Erivaldo, onde as árvores ainda estão plantadas. Conheça a história da família.

Um paisagista na favela

O gosto por plantas e paisagismo Erivaldo herdou dos pais, que dizem adorar hortas e jardineiras.

Tempos atrás, a família recebeu uma doação de “pallets”(engradados de madeira) de um caminhoneiro. “Fizemos a cerca” disse a mãe Valdira Pacheco Ribeiro, de 39 anos, apontando com ar de orgulho para uma cerca de madeira de mais de 2 m de altura que se estende no entorno do terreno.

A mesma madeira serviu também para construir algumas jardineiras. Ainda há muitos pallets empilhados em frente à casa que serão usados para terminar a cerca, ainda inacabada, e para fazer um viveiro para patos e galinhas, conforme relata Valdira com os olhos brilhando de esperança.

Nas jardineiras, podem ser vistas algumas das árvores que sumiram do Parque Cana Verde.

Foi essa vocação para o paisagismo que levou a Erivaldo a ganhar um grande problema. Ele diz que não furtou as árvores. Afirma que uma pessoa apareceu na comunidade vendendo cada exemplar a R$ 10. A mãe acabava de receber o dinheiro da Bolsa Família. Resolveram comprar todas e as plantaram no terreno, que surge como um oásis no meio a tanta desolação e pobreza. Um ponto verde em meio ao maciço cinza e avermelhado dos casebres da comunidade aonde a estética desenvolve conceitos próprios e quase sempre relacionados a violência.

Quanto a empregar o dinheiro em paisagismo mesmo tendo necessidades básicas para atender, Erivaldo, a mãe e o pai são uníssonos ao afirmar que querem melhorar de vida e olhar para uma paisagem bonita faz eles se sentirem bem.

— As crianças podem brincar e nos ficamos felizes olhando para o parquinho.

A inocência na resposta deixa entrever uma sinceridade comovente nos olhos do casal.

Erivaldo queria fazer um jardim para a mãe, e tem o sonho de construir uma granja e “ter minhas criações” disse embargado de emoção. Mas o fato é que o jardim dos sonhos provocou seu indiciamento por furto e receptação e pode se transformar num pesadelo na vida da família.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.