Kiev minimiza chances de acordo sobre o gás com Moscou

Índice“Nada está assinado”. A Ucrânia colocou em dúvida neste sábado as chances de uma resolução de sua disputa sobre o gás com a Rússia, enquanto que no leste do país, a trégua parece estar sendo respeitada, uma semana após a conclusão de um acordo com os rebeldes pró-russos.

No dia seguinte ao anúncio de um acordo provisório pela União Europeia ao final de negociações em Berlim entre russos, ucranianos e europeus para restabelecer o fornecimento de gás à Ucrânia, o presidente da Naftogaz, o grupo de distribuição de gás ucraniano, declarou que o impasse com Moscou não foi resolvido.

“Não foi tomada qualquer decisão definitiva, nenhum documento foi assinado”, afirmou Andrii Kobolev em sua conta no Facebook.

Apresentando na sexta-feira um “acordo provisório”, que ainda deve ser aprovado pelos dois governos, o comissário europeu da Energia, Günther Oettinger, explicou que, em troca do pagamento de 3,1 bilhões de dólares antes do final do ano, a gigante russa Gazprom iria se comprometer a fornecer pelo menos 5 bilhões de m3 de gás para a Ucrânia durante o inverno.

Mas Kiev rapidamente se distanciou deste anúncio. “Há uma proposta da Comissão Europeia. Mas, por enquanto, não encontramos qualquer solução aceitável para todos”, garantiu à AFP o ministro da Energia da Ucrânia, Iurii Prodane.

Kiev e Moscou estão empenhados em uma nova disputa em torno das diferentes etapas do acordo: o lado ucraniano está pronto para pagar sua dívida, caso a Gazprom concorde em suprir suas necessidades durante o inverno, segundo Prodane.

Moscou estima que Kiev deve 5,3 bilhões de dólares de dívidas e interrompeu o fornecimento de gás em junho. O conflito foi submetido a um tribunal de arbitragem em Estocolmo, mas o veredicto só será anunciado no próximo ano. O primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, assegurou que qualquer que seja o resultado das negociações, Kiev não irá retirar a sua queixa.

Europa ameaçada

Antes do início das negociações em Berlim, o ministro russo Alexander Novak ameaçou a Europa com possíveis cortes de gás, se os países europeus continuarem a vender gás para a Ucrânia “de modo a inverter o fluxo”.

Os países da UE importam quase um terço de seu gás da Rússia, e metade desse fluxo através da Ucrânia.

Apesar do impasse quanto a questão do gás, o cessar-fogo no leste da Ucrânia tem sido respeitado globalmente, uma semana após o acordo alcançado em Minsk entre Kiev, a Rússia e os separatistas pró-russos para implementar uma trégua sob os auspícios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Um soldado ucraniano foi morto e outros oito ficaram feridos nas últimas 24 horas, segundo o porta-voz militar Volodymyr Poliovï, e disparos de armas pesadas ainda são ouvidos esporadicamente em Donetsk, a principal cidade controlada pelos rebeldes.

Mas os combates estão longe da intensidade que ainda prevalecia na semana passada antes do último acorde de Minsk.

Pela primeira vez, militares russos e ucranianos se reuniram na sexta-feira perto da linha de frente para discutir a implementação do acordo de cessar-fogo, incluindo a criação de uma zona tampão de 30 km sem armas pesadas, informou a OSCE.

O exército ucraniano indicou que os soldados russos viajaram para Donetsk ainda na sexta-feira para convencer os separatistas a respeitar o cessar-fogo.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.