‘Libertei meu pai’, disse filho de cineasta morto no Rio a vizinho

Daniel Coutinho, 41 anos, filho do cinesta Eduardo Coutinho, 81 anos, é considerado por um vizinho que não quis se identificar como uma pessoa “muito introvertida”. O rapaz tem esquizofrenia e está sob custódia, apontado como o principal suspeito da morte do pai, assassinado a facadas no domingo no Rio de Janeiro. ”Ultimamente quase não o via mais. Ele praticamente não saía de casa. Sempre foi uma pessoa muito quieta”, contou o morador do apartamento do 6º andar do edifício onde morava um dos principais documentaristas do Brasil. O vizinho também relatou que, após ter atacado os pais, Daniel bateu em sua porta e disse: ”libertei meu pai. Tentei libertar minha mãe”.

Eduardo e a mulher, Maria das Dores de Oliveira Coutinho, 62 anos, eram tidos como um casal “generoso e tranquilo”. “le emprestava a garagem pra guardar o carro. O pessoal do prédio está chocado. Era um casal muito meigo”, disse o morador no velório do cineasta que ocorre desde as 11h desta segunda-feira no Cemitério São João Baptista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Moradora do prédio que deu nome ao documentário, Vera contou que foram meses de vida compartilhados com todos os moradores do Master. “Ficou uma amizade gostosa de alguém que sabia conversar com as pessoas e que soube extrair um pedaço de vida de cada um dos moradores”, elogiou, com um cartão postal em suas mãos com a imagem do prédio. ”Foram meses de muita farra, alegria e de momentos que vou guardar para sempre na minha memória”, completou.

O ator Paulo Ascenção conhecia Coutinho há 20 anos e trabalhou atuou com o cineasta em Edifício Master e O Astro. No velório, ele valorizou a competência e a generosidade do documentarista. “Ele tinha muito conhecimento do que fazia e sensibilidade de extrair tudo o que precisava do entrevistado. Generosidade por não ter receio de ensinar e não tinha problema em trocar figurinhas. Jamais esperaria isso. Foi uma pancada.”

Para Ascenção, Edifício Master pode ser considerado como o auge do trabalho dele. “Foram dias incríveis em que as pessoas não queriam sair de casa e tinha vergonha de aparecer na câmera, mas como a abordagem dele foi fantástica, ele conseguiu produzir esse belo trabalho”, completou.

“Era uma pessoa engraçada”
“Foi uma surpresa muito grande e ruim para todo mundo. Eu era a ligação dele com a família de São Paulo”, disse Heloísa de Oliveira Coutinho, 78 anos, irmã do cineasta, paulista e radicado no Rio de Janeiro. Ela disse que recebeu a notícia do sobrinho, Pedro Coutinho, por volta de 13h do último domingo e chegou ainda ontem ao Rio para o velório e enterro do irmão.

“A gente se falava pouco. Ele era uma pessoa muito discreta, não externava a sua vida pessoal”, afirmou ainda sobre o ataque de Daniel, seu outro sobrinho, ao irmão e cunhada. A Polícia Civil já confirmou que ele foi o ator do assassinato do pai e da tentativa de homicídio da mãe. Ele está sob custódia no hospital municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio. Após os golpes com faca no casal, ele teria tentado se matar.

“A gente desaba com uma notícia dessas. Mas eu posso dizer que o meu irmão, apesar do conhecido mau humor, era uma pessoa engraçada, com umas tiradas incríveis, ótimo pai e com uma maneira inigualável de ser”, concluiu.

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.