MA: rebelião impede transferência de presos a complexo de Pedrinhas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Funcionários do Centro de Triagem de Pedrinhas (CTP), em São Luís, foram surpreendidos nesta quinta-feira ao tentar transferir para o complexo penitenciário 15 presos que aguardavam vagas na triagem.
Os presos chegaram a Pedrinhas perto das 16h30, cerca de três horas após um princípio de rebelião no Centro de Custódia de Presos Judiciais (CCPJ) – uma das oito unidades do complexo, atualmente superlotado.
De acordo com o diretor de segurança do CTP, Jean Stefferson, as vagas haviam sido obtidas para a Casa de Detenção (Cated), onde estão presos “neutros”, ou seja, não ligados a facções criminosas. No CCPJ, estão presos das duas principais facções, o Bonde dos 40 e o Primeiro Comando do Maranhão (PCM).
Com a rebelião de ontem, contida por homens da Tropa de Choque da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança (FNS), os presos tiveram que retornar à triagem. “Conseguimos vagas na Cated para 20 presos, mas trouxemos inicialmente esses 15. Devido ao tumulto de hoje (ontem), vamos segurar essas transferências para amanhã (hoje) ou segunda”, disse Stefferson.
Segundo o diretor, as informações que chegaram sobre o princípio de rebelião de ontem apontavam que ela fora causada por conta da presença do Choque em Pedrinhas e pela aceleração de processos dos presos – ontem, teve início um mutirão do Judiciário para tentar agilizar a análise desses processos.
Fonte: Terra
Nenhum comentário