Mais de 12 mil trabalhadores rurais devem receber incentivo financeiro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Entre os dias 27 e 31 de janeiro, começa o cadastramento do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. Os beneficiários precisam ter trabalhado na última safra e ter ficado desempregados no período de 1º de junho a 31 de dezembro de 2013. Além de Petrolina, o programa atende trabalhadores das cidades de Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco e Petrolândia.
Para se inscrever é necessário apresentar a carteira profissional comprovando que trabalhou na fruticultura por, no mínimo, 30 dias corridos. Também são considerados trabalhadores da fruta quem tem registro na carteira profissional de tratorista, embalador, auxiliar de câmara fria e de embalagem.
Os cadastrados vão receber, durante o período da entressafra deste ano, cursos de capacitação profissionalizantes, além de um auxílio financeiro dividido em quatro parcelas de até R$ 246,45, valor complementar ao benefício do Bolsa Família.
Para a trabalhadora rural, Martinha Zulmides de Sousa, de 48 anos, a ajuda financeira na entressafra é necessário para o seu sustento. “O meu contrato de safra é sempre de cinco meses e eu ganho um salário mínimo. Quando chega a entressafra a gente precisa bico para sobreviver porque o que a gente recebe do governo não é suficiente”, explicou a moradora do bairro Jardim São Paulo.
Nesta edição, o pagamento do incentivo está diretamente condicionado à participação de cursos oferecidos por cinco Secretarias Estaduais: Educação; Agricultura e Reforma Agrária; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; e Mulher.
Para participar, é preciso se dirigir aos polos de cadastramento e apresentar original e cópia do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou do NIS, carteira de trabalho (com o registro de atividade de no mínimo 30 dias) e contrato de rescisão referente à última safra de 2013.
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário