Marina diz que Dilma quer ‘ressuscitar o medo na política’

poSÃO PAULO – A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff tenta ressuscitar o medo na disputa política. Na terça-feira, a petista levou ao ar no horário eleitoral gratuito um programa com comparações entre Marina e o ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Jânio Quadros, que não possuíam base política consistente no Congresso Nacional e não concluíram os mandatos.

Em sabatina realizada pelo site G1, a candidata do PSB foi questionada sobre a estratégia adotada pela campanha do PT e lembrou os ataques sofridos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político de Dilma, na eleição de 2002.   — Eu acredito profundamente que a esperança venceu o medo. A sociedade brasileira, quando faziam todo esse terrorismo contra o Lula, repetia essa frase. Infelizmente, quem está querendo ressuscitar é a presidente Dilma.

Marina afirmou que considera a estratégia “a pior forma de se fazer política”.

— Eu prefiro fazer política pelas duas coisas que orientaram a minha vida: a esperança e a confiança.

A candidata acredita que os petistas adotaram a tática por medo de perder o poder.

— O povo brasileiro tem, acima de tudo, esperança e confiança na sua democracia, que a duras penas, foi conquistada. Obviamente, a sociedade não vai se deixar amedrontar por qualquer tipo de fraqueza que aqueles, no medo de perder o poder, praticam, inclusive esquecendo aquilo que defenderam.

A candidata ainda foi questionada se, caso eleita, deixará o PSB para se filiar à Rede Sustentabilidade, partido que deve ser oficializado no futuro. Apesar de ser a principal idealizadora da nova legenda, Marina se comprometeu a não mudar de legenda, apesar de se comprometer em apoiar a criação do novo partido.

— Eu vou continuar como presidente da República eleita pelo PSB porque eu não quero instrumentalizar esse lugar.

Para a presidenciável, será possível obter recursos para bancar os projetos que constam em seu plano de governo com uma melhor gestão dos recursos públicos. Ela criticou obras do governo federal que têm o seu custo elevado ao longo da execução do projeto. Ela citou como exemplo a Transposição do Rio São Francisco.

RECUO NO PRÉ-SAL

Marina também afirmou que não pretende tirar a prioridade do pré-sal na produção de recursos energéticos, conforme adiantou reportagem do jornal O Globo. O programa de governo da candidata do PSB só cita o pré-sal uma vez em 250 páginas e coloca como prioridade o desenvolvimento de outras fontes de energia. Dilma passou a atacar Marina por causa da sua proposta para o setor energético.

— Não é verdade isso que está sendo ditos pelos meus concorrentes em relação ao pré-sal. O que foi dito é que o pré-sal é uma realidade. Essa realidade continua com a prioridade que tem e precisa ter. Mas nós vamos também priorixar outros investimentos.

De acordo com Marina, o pré-sal vai gerar riqueza que pode ser investida em tecnologia para buscar outras fontes de energia.

— Isso não tem a ver com retirar recursos do pré-sal.

Na sabatina, a presidenciável do PSB defendeu ainda que igrejas evangélicas sejam contempladas, por “questão de isonomia”, com os mesmos benefícios fiscais que a Igreja Católica tem direito atualmente.

— A Igreja Católica não sofre taxação porque boa parte do seu patrimônio é histórico e ela não teria condições de honrar com tributos sobre esses prédios. Aí é um princípio da equidade em que você não pode ter dois pesos e duas medidas.

Marina também disse ser favorável à adoção por casais homossexuais, mas se posicionou contra a eutanásia. Ela também afirmou que a taxação de grandes fortunas é uma questão que deve ser discutida dentro da reforma tributária.

Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.