Marina lista propostas e diz que apoio a Aécio dependerá da resposta dele

COLETIVA DA CANDIDATA DERROTADA MARINA SILVAEm carta endereçada aos partidos que compuseram sua coligação, a ex-candidata à Presidência Marina Silva (PSB) afirma que o apoio ao tucano Aécio Neves (PSDB) no segundo turno dependerá da resposta que ele der às sugestões apresentadas por seu grupo político.

Em suma, Marina e seus aliados exigem do tucano uma sinalização clara à esquerda, o que inclui o abandono de uma de suas principais bandeiras de campanha, a proposta de redução da maioridade penal, hoje de 18 anos.

“Essa manifestação [a lista de propostas a serem incorporadas por Aécio] e a resposta que ela obtiver serão fundamentais para minha manifestação individual, que será feita oportunamente neste segundo turno”, escreveu Marina na carta, lida na manhã desta quinta-feira (9) na reunião de seus partidos aliados, em Brasília.

“A Marina que ter um papel de protagonismo neste segundo turno, mas espera que o Aécio avance na direção de uma postura de nova política”, disse Walter Feldman, coordenador da campanha da candidata derrotada.

A lista de propostas de Marina e seu grupo político será entregue a Aécio em um ato nesta sexta-feira (10), provavelmente no Rio de Janeiro. Marina não participará e, após a resposta pública de Aécio, anunciará sua posição. A previsão inicial é que ela se manifestasse hoje, mas decidiu esperar a reação do senador mineiro.

Após o resultado que a deixou em terceiro na disputa à Presidência, Marina indicou no domingo que apoiaria Aécio, mas exige do tucano que assuma bandeiras defendidas por ela durante a campanha. E, com o objetivo de evitar que as promessas sejam abandonadas posteriormente, quer que o tucano se comprometa publicamente com elas.

Coube a Pedro Ivo, um dos principais aliados de Marina, listar na reunião de Brasília as exigências que serão levadas a Aécio.

“Há uma ausência de políticas sociais claras no programa do candidato. É fundamental a revisão da proposta de maioridade penal, é fundamental o compromisso com a reforma agrária, em não haver retrocesso nos direitos trabalhistas, é fundamental que sejam desengavetadas as demarcações de terras indígenas, é fundamental uma política progressista em relação ao clima”, afirmou Ivo.

Segundo ele, também é importante o tucano avançar na sua proposta de fim de reeleição e se comprometer a, caso eleito, não se candidatar em 2018 mesmo que a regra ainda não tenha sido alterada pelo Congresso.

Dos pontos apresentados por Pedro Ivo e também defendidos pela Rede Sustentabilidade, que é o grupo político de Marina, as maiores polêmicas devem ser em torno da maioridade penal e do fim da reeleição.

Em relação ao primeiro, Aécio o defendeu em boa parte de sua campanha com o objetivo de atrair o eleitorado que avalia haver impunidade na política que trata de jovens infratores. Seu vice, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), e o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), são grandes defensores da proposta.

Em relação à reeleição, Aécio é favorável ao seu fim, mas não assume compromisso com datas. Ou seja, deixa aberta a possibilidade de se reeleger, diferentemente de Marina, que havia prometido não disputar o cargo novamente caso fosse eleita.

Além desses temas, Feldman também listou como propostas a serem levadas a Aécio a escola em tempo integral, o passe livre para estudantes, o aumento de investimentos na saúde e a revisão do fator previdenciário, que reduz a aposentadoria de quem deixa o trabalho mais cedo.

“Hoje meu voto é nulo, mas se ele melhorar [depois ele retificou o verbo para “me convencer”]…, mas não vai ganhar meu voto fácil não”, afirmou Pedro Ivo.

Fonte: Moxotó da Gente

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.