Marta só ‘externou opinião’ sobre economia, diz Dilma

POA presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (12) que já sabia, antes de embarcar para o Catar, do conteúdo da carta apresentada pela ex-ministra da Cultura Marta Suplicy ao pedir demissão do cargo, com críticas à política econômica. “Eu sabia do conteúdo da carta. Nós acertamos isso antes”, afirmou Dilma durante a visita oficial ao país. Ainda segundo a presidente, a demissão de Marta foi acertada há um mês. “Ela não fez nada de errado. Não teve atitude incorreta. Apenas externou uma opinião dela.”

A carta de Marta foi entregue à Casa Civil quando Dilma já estava no exterior. Integrantes do Palácio do Planalto disseram que o tom do documento teria surpreendido o governo. A saída da petista já era prevista, mas o recado foi interpretado como uma sinalização de que a petista, magoada com o PT, quis demarcar espaço, além de um sinal de que deseja articular sua disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2016.

Além de Marta, que agora reassume seu mandato no Senado, outros ministros vão deixar o cargo. Sobre a reforma ministerial prevista para o segundo mandato, no entanto, Dilma evitou falar em datas. “Não estabeleci prazo. Não vou fazer a reforma imediatamente”, disse. “Vou fazer por partes”, complementou.

Questionada sobre a possibilidade de começar as mudanças quando retornar do encontro do G-20, na próxima terça-feira, Dilma disse que “nem pensar”. “Não tem reforma na terça. Nem pensar. Não dá tempo”, afirmou.

Questionada sobre o prazo dado pelo Palácio para a reforma, até terça, Dilma reafirmou que a definição virá dela. “Palácio não fala. É integrado por paredes mudas. Só quem fala sobre reforma é esta modesta pessoa que vos fala.”

Visita de Estado
A presidente aproveitou para fazer uma parada técnica no Catar a caminho do G-20, na Austrália. Durante a visita, encontrou o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani e, com a xeica Moza bint Nasser, visitou a Fundação Catar, organização sem fins lucrativos de incentivo à pesquisa, à educação e à ciência.

Dilma viajou acompanhada da filha Paula, do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e do assessor especial Marco Aurélio Garcia. A presidente não comentou o fato de estar hospedada em uma suíte ao custo de R$ 30 mil a diária. O convite de ficar no hotel de luxo foi feito pelo país e a conta foi paga pelo emirado.

Depois da entrevista, a presidente planejava visitar o Museu de Arte Islâmica antes de seguir viagem. Dilma evitou entrar em detalhes sobre o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no G-20. “Não vamos tratar de questões pontuais”, afirmou. Será o primeiro encontro bilateral após as denúncias de espionagem americana.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.