MEC tenta ampliar a jornada escolar, mas medida não é consenso

Ainda que controverso, o aumento da jornada escolar tem se espalhado pelo país.

O Ministério da Educação, por exemplo, possui um programa chamado Mais Educação, em que financia redes municipais e estaduais a extrapolarem as tradicionais quatro horas diárias de aula.

São Paulo triplica número de escolas com aula integral

A meta é que 60 mil escolas estejam no programa ao final deste ano, o que representará cerca de 40% do total das escolas públicas. Em 2013, foram 49 mil unidades.

A ampliação da jornada diária é o foco da gestão do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Fernando Haddad, seu antecessor, chegou a estudar o aumento do número de dias letivos, dos atuais 200 para 220.

“O Brasil tem muitas especificidades, como festas juninas no Nordeste e Carnaval em outras cidades. Seria difícil aumentar o número de dias letivos”, disse o secretário de Educação Básica do ministério, Romeu Caputo.

“De qualquer forma, precisamos que nossos alunos fiquem mais tempo na escola, não só em atividades de ensino como também em outras atividades, como os de classe média”, disse Caputo.

QUALIDADE

A necessidade do aumento da carga horária aos alunos, porém, não é consensual entre analistas. Os contrários entendem que a prioridade deveria ser melhorar as horas já reservadas aos estudantes.

Divulgado mês passado, o o relatório do Pisa –principal exame internacional de aprendizagem– afirma não haver padrão claro na relação entre desempenho dos alunos e tempo destinado às aulas nos países avaliados.

O Brasil, por exemplo, é o 58º no ranking de matemática e destina cerca de 3,5 horas semanais para a matéria.

Na relação de países com colocações melhores que à brasileira, há tanto países com carga horária maior (Canadá, 13º colocado e cinco horas semanais), quanto com jornada menor (Finlândia, 12º e três horas semanais).

“Há muita variação no uso do tempo e na qualidade deste uso”, afirma a pesquisadora da USP Paula Louzano.

Ela diz que o Brasil precisa tanto ampliar a jornada quanto melhorar a sua eficiência.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.