“Medo” é um dos entraves para brecar avanço do câncer no Estado de Pernambuco

1Cerca de 580 mil brasileiros deverão ser alvos de algum tipo de câncer, até o final de 2014. Em Pernambuco, que no ano passado teve um aumento de 41% no número de óbitos provocados pela doença, as estimativas apontam que 2.600 homens serão diagnosticados com tumor na próstata e 2.500 mulheres na região das mamas. As projeções, preocupantes, são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e mostram que, apesar das novas tecnologias e dos tratamentos que aumentam as chances de cura, o cenário atual ainda exige mudanças de comportamento. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, que acontece hoje, especialistas reforçam a importância de uma maior conscientização da população sobre a doença, para que realmente possam existir motivos para comemorar.

“Ainda impera um forte preconceito, diria que medo, quando se pensa nesta enfermidade. As pessoas evitam até falar sobre o assunto e isso acaba refletindo na baixa procura por orientação médica, levando a um diagnóstico bastante tardio”, explicou o médico José Fernando do Prado, do Real Instituto de Oncologia. Segundo ele, a falta de um acompanhamento, a partir do início da enfermidade, acaba contribuindo para uma diminuição significativa das chances de se obter bons resultados. “Os cuidados com a alimentação e bem estar, através da prática de hábitos saudáveis, como dormir bem, evitar álcool e carne vermelha, são, na verdade, uma prevenção natural, que pode ser adotada desde a infância”, ressaltou.

A dona de casa Lindinalva Campos, de 62 anos, é um dos exemplos de pessoas que conseguiram superar a doença e enxergaram nela uma chance para recomeçar a vida. “Quando recebi o resultado da biópsia, senti como se o mundo estivesse desabando. Cheguei a me desesperar, mas, com o tempo e o apoio das pessoas que amo, entendi que deveria concentrar a minha força para conseguir a cura e cheguei lá”, contou, lembrando-se da trajetória que levou à retirada de uma das mamas. A aposentada Angelita Amâncio, 63, enfrentou o processo em dobro. “Perdi um seio e pouco tempo depois um novo tumor foi descoberto. Não é nada fácil, mas a gente tem que seguir em frente”, destacou. As histórias que, nesta data se cruzam, são de mulheres que agora tentam levar uma vida normal, conseguindo, a partir de seus relatos, motivar outros a seguir na mesma caminhada. “O estímulo à prática de exercícios é uma ferramenta fundamental em casos assim, restabelecendo, além da força muscular, a alegria e a autoestima”, afirmou a fisioterapeuta Cíntia Dutra, do Hospital de Câncer de Pernambuco, onde o grupo se reúne semanalmente.

O câncer de pele é o tipo de maior incidência no País. Os altos índices ainda se explicam pelo excesso de exposição ao sol. De acordo com especialistas, 25% dos pacientes sobrevivem ao melanoma avançado por um ano, e apenas 10% sobrevivem por dois. “Comecei a trabalhar na roça muito cedo e nunca me preocupei em utilizar nada para me proteger. Tudo começou com uma mancha, mas quando aquele caroço surgiu, bem no meu rosto, senti que era a hora de parar e me cuidar”, conta o jovem Miguel Leite Neto, de 21 anos, que veio do município de Cedro, no Sertão do Estado, para buscar ajuda na Capital. “As vezes as crianças são expostas a altas temperaturas, em pleno meio dia, como se fosse algo inofensivo. É um grande erro, pois a enfermidade pode se manifestar apenas quando adultas”, complementou Prado.

 Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.