Ministra defende modernização da convenção da ONU sobre desertificação

00A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu hoje (16) uma modernização na agenda política da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) e uma melhor integração entre os programas desenvolvidos no Brasil, para aumentar a participação dos agentes públicos locais.

“Nós temos uma necessidade de rever o federalismo cooperativo. É muito complexo e muito caro esse modelo, em que todo mundo pega dinheiro e trabalha na relação formal com o governo federal, quando muitas das soluções se dão no trabalho com os municípios e com os estados. Essa mudança da governança ambiental no Brasil ainda está sendo amadurecida. A própria convenção da desertificação requer uma modernização na sua agenda”, disse a ministra.

A UNCCD foi proposta na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92 e estabelece padrões de trabalho e metas internacionais para atender às demandas socioambientais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta.

O dia 17 de junho é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e foi celebrado hoje com a entrega de certificados a representantes de projetos brasileiros que trabalham na gestão sustentável do solo, no combate à desertificação e na mitigação dos efeitos da seca. Os projetos foram reconhecidos pelo programa Dryland Champions, organizado pela UNCCD.

Para a ministra, os resultados dos projetos premiados mostram que é possível trabalhar de maneira articulada com mais eficácia. “Na hora que tivermos todo mundo falando da agenda ambiental sem reserva de mercado, sem o maniqueísmo do bem e do mal, sem a polarização daqueles que só vivem de problema e não querem ver as soluções, nós teremos uma política ambiental determinante para a qualidade de vida do nosso país”.

Foram certificados 16 projetos prioritários das seguintes instituições: Instituto Fazenda Tamanduá; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Associação Plantas do Nordeste; Instituto Nacional do Semiárido; Centro de Educação Popular e Formação Social; Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e Ministério do Meio Ambiente; Rede ASA Brasil; Associação Caatinga; Fundação Centro de Ecologia e Integração Social; Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe; Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia; Fazenda Caroá; Instituto Nacional de Metereologia; e Centro de Produção Industrial Sustentável.

Fonte: Agência Brasil

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.