Momento de atenção para casos de gripe

untitledOs meses chuvosos com mudanças de temperatura e ventos fortes são geralmente os de maior incidência da influenza, a conhecida gripe, e acabam também por ser o período onde se tornam mais frequentes os casos de pneumonia. Esta doença, que acomete os pulmões e pode levar ao óbito em poucos dias se não for tratada, ainda é responsável pela morte de 40 mil brasileiros por ano. O mal pode derivar de complicações da gripe, mas também acontece pela penetração de agente infeccioso como bactérias, vírus ou fungos. Depois de alojada, a doença pode comprometer a função pulmonar e chegar a corrente sanguínea trazendo complicações para todo o organismo. O principal aliado no combate a doença é o diagnóstico rápido, que é feito através de um simples raio-x.

Segundo dados do Sistema de Informação Hospitalar, em Pernambuco quase 50 mil pessoas acabaram sendo internadas para tratar da doença entre 2012 e 2103. A maioria, 45 mil casos, foi devido às infecções decorrentes de agravamentos da influenza. Os meses de junho, julho e agosto têm sempre registros de mais casos, com médias de 2,1 mil internações. Um dos picos foi observado em junho do ano passado, quando 2,3 mil pessoas no estado precisaram ficar no hospital para tratamentos. Não há dados no Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o número de casos exatos da doença.

O chefe do setor de Pneumologia do Hospital Otávio de Freitas, o médico Fernando Lundgren, comentou que o aparecimento da pneumonia está muito relacionado às épocas subsequentes às epidemias de gripe como aconteceu no começo do século XX quando o mundo enfrentava a Gripe Espanhola, e mais recentemente quando assolou o vírus H1N1. O especialista destacou que apesar dos avanços médicos, a pneumonia ainda é uma doença que preocupa. “A mortalidade está caindo, mas no Brasil ainda 10% a 12% dos internados com a doença acaba morrendo. Em Pernambuco esse índice varia entre 9% a 10%”, comentou.

O médico destacou que o mal acomete mais as pessoas acima dos 50 anos e se agrava quando o paciente apresenta outra doença associada como pressão alta ou diabetes. Outro fator que pode desencadear a pneumonia são outras doenças pulmonares crônicas associadas. Este foi o caso do estudante Rodrigo Sampaio, de 22 anos, que tem uma insuficiência pulmonar e, em menos de seis meses, teve dois episódios de pneumonia. “Só descobri que tinha essa predisposição depois que fiquei doente. Foi quase um mês de tratamento”, contou. Fora as predisposições do próprio organismo, um comportamento de risco é enumerado como número um: o tabagismo. “O cigarro é uma causa importantíssima porque fragiliza os pulmões”, frisou Fernando Lundgren. Para se prevenir da enfermidade é indicado que a população tome as vacinas contra a influenza, e contra a pneumonia (ambas estão disponíveis no SUS, mas para faixas de idade específicas). Também é importante evitar ambientes aglomerados fechados, onde vírus, bactérias e fungos podem se proliferar.

Fonte: Folha- PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.