Mortalidade materna caiu mas não o suficiente, adverte OMS

5A mortalidade materna caiu no mundo nas últimas décadas, mas não o suficiente, informou nesta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), destacando que a maior parte das mortes por complicações na gravidez acontecem na África subsaariana.
As novas estatísticas da OMS indicam que as mortes maternas caíram no ano passado no mundo para 289.000, isto é, 45% menos que em 1990, quando 523.000 mulheres morreram na gravidez ou no parto.

Embora estas cifras reflitam um declínio importante na mortalidade materna, ainda falta muito por fazer, admitiu a agência da ONU para a saúde em um informe sobre o tema.
“Ainda há uma mulher que morre a cada minuto e meio a dois minutos em algum lugar do mundo porque está tentando dar à luz”, disse Marleen Temmerman, diretora do departamento de saúde reprodutiva da OMS, e co-autora do informe.
“É como se dois aviões colidissem a cada dia”, disse Temmerman a repórteres em Genebra, insistindo em que o problema das mortes maternas “deveria ocupar um lugar prioritário” na agenda mundial.
O informe da OMS enfatiza que os riscos vinculados à gravidez são mais agudos nos países em desenvolvimento, particularmente na África subsaariana, do que nos países ricos.
O risco de morte materna é muito maior no Chade do que na Finlândia, por exemplo, continuou o informe, destacando que a mortalidade materna reflete a brecha entre países ricos e pobres.
No Chade, uma mulher em 15 corre o risco de morrer na gravidez ou no parto, enquanto na Finlândia, o risco é de um em mil, indicou o documento.
 
– África, o continente mais afetado pela mortalidade materna-
A ONG Save The Children, que há 15 anos documenta a situação das mães pelo mundo, publicou na véspera sua classificação anual, que abrange todos os países africanos: Costa do Marfim, Nigéria, Serra Leoa, República Centro-africana, Guiné Bissau, Mali, Níger, República Democrática do Congo e Somália. Estes países são considerados “os mais difíceis do mundo onde ser mãe”, segundo o relatório.
A Somália é considerada em 2014 o pior país do mundo para ser mãe, segundo a classificação da ONG.
Esta classificação compara as condições em que as mães de família se encontram em 178 países do mundo, analisando em particular seu estado de saúde, nível de formação e indicadores chave relativos a crianças, como a saúde deles e sua nutrição.
Desde a primeira publicação deste informe, em 2000, 28 países aparecem nos últimos dez lugares da classificação. Entre todos estes, apenas quatro não foram palco recentemente de conflitos armados e dezoito foram sacudidos de forma frequente por catástrofes naturais.
“A incapacidade de responder às necessidades básicas foi ao mesmo tempo causa e consequência em países como a República Centro-africana, Somália e Sudão. E as famílias mais pobres, essencialmente mulheres e seus filhos, têm tendência a ser os mais afetados por toda esta catástrofe, seja de origem natural ou provocada pelo homem”, destacou a ONG no informe.
No outro extremo, a Finlândia supera Noruega, Suécia, Islândia, Holanda, Dinamarca e Espanha. A França ocupa o 20º lugar, junto com a Grécia, e os Estados Unidos, no 31º.
Fonte: Diário de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.