MT: ex-governador e senador em esquema fraudulento

1O ex-secretário da Casa Civil, da Fazenda e da Copa de Mato Grosso, Éder Moraes (PMDB), foi o principal operador do esquema de empréstimos fraudulentos com instituições financeiras investigado pela Polícia Federal durante a operação “Ararath”.

As operações financeiras teriam ocorrido com o aval, conhecimento e no interesse do então governador do estado e atual senador Blairo Maggi (PR), (Foto) e com a autorização do governador do estado Silval Barbosa, que na época era vice de Maggi. As informações constam do inquérito que tramita na 5ª Vara Federal em Mato Grosso.

O advogado de Moraes não atendeu as ligações do G1. Já Ulisses Rabaneda, que defende Barbosa, disse que não vai comentar o caso enquanto não tiver acesso à íntegra do processo. Já Maggi afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que desconhece quaisquer operações financeiras ilegais.

Segundo as investigações, o ex-secretário de estado intermediava empréstimos feitos pelo Bic Banco (Banco Industrial e Comercial S/A) a empresas como a Comercial Amazônia de Petróleo Ltda (Amazônia Petróleo), de propriedade de Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, também apontado como peça chave do esquema de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros na mira da PF. Para isso, Moraes contava com o apoio de Luis Carlos Cuzziol, superintendente do Bic Banco em Mato Grosso.

De acordo com o inquérito da PF, Mendonça declarou que fez tantas operações que não saberia dizer de quem exatamente era a dívida, mas saberia que é do grupo formado por Moraes, Maggi e Silval, e que o esse grupo fazia o pagamento ao empresário por meio de transferências bancárias originárias de contas de empresas – geralmente construtoras.

Bic Banco
Júnior Mendonça, que atuou como colaborador premiado da PF, disse durante as investigações que os empréstimos começaram a ser feitos pelo Bic Banco por sugestão de Moraes e que o dinheiro deveria ser repassado diretamente para o ex-secretário. Segundo Mendonça, os encontros com o Éder ocorriam, em média, uma ou duas vezes por mês, por telefone, ou até mesmo dentro do gabinete dele na Sefaz – Éder era titular da pasta da Fazenda.

Maggi e Silval
Entre outubro de 2009 e dezembro de 2010, segundo a PF, foram concedidos pelo menos R$ 12 milhões em empréstimos fraudulentos para a Amazônia Petróleo. No inquérito, Júnior Mendonça afirma que estranhou a facilidade nas operações de empréstimos porque não foi exigida garantia real e porque a Amazônia Petróleo, na época, tinha apenas dois anos de funcionamento.

Ao questionar Cuzziol a respeito dessas facilidades, Mendonça contou que o superintendente respondeu ter recebido orientação do presidente do Bic Banco para que, a pedido de Maggi, “atendesse a todas as necessidades financeiras de Éder Moraes”.

O início da relação “institucional” do estado com o Bic Banco teria ocorrido quando Éder Moraes ainda era diretor presidente da MT Fomento (Agência de Fomento do Estado), e “atendeu mais aos interesses particulares do grupo político para quem Éder operava, que ao interesse coletivo – como deveria ser”, apontam as investigações.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.