Mundial termina sem Cidade da Copa

00O fim da participação pernambucana no Mundial 2014 já motiva empresas e o governo a realizarem balanços do evento. Uma das principais ausências foi da âncora da candidatura pernambucana para a Copa. O que aconteceu com o projeto prometido como maior legado pós-Mundial do Brasil? Afinal, o que houve com a Cidade da Copa, complexo imobiliário estimado em R$ 1,6 bilhão?

Para quem não se lembra, em 2009 Pernambuco surpreendeu o País ao propor à Fifa não só um moderno desenho de arena esportiva e sim toda uma nova centralidade urbana. O estádio ocuparia só 42 hectares de uma área em São Lourenço da Mata que, no total, é de 242 hectares, às margens da BR-408, bem perto do Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Com uma complexa engenharia financeira, a assinatura do contrato ocorreu em junho de 2010 com a Arena Pernambuco Negócios, da organização Odebrecht. O projeto imobiliário virou uma peça de uma parceria público-privada (PPP), tipo de concessão com pagamentos e contrapartidas do governo.

Em 2011, a Secretaria Extraordinário da Copa (Secopa) previa quatro fases, até 2025. A primeira teria investimentos de R$ 800 milhões, começaria em abril de 2012 e sairia a tempo do Mundial. Ontem, procurada, a Secopa não se posicionou, porque hoje realiza um balanço, pois agora que o Mundial no Estado acabou ela será extinta.

Pelo prazo da própria Secopa, além do estádio já deveriam ter saído, entre outros, um ginásio para 15 mil expectadores, 72 mil metros quadrados de comércio, entretenimento e alimentação, um hotel, a primeira fase do centro de convenções, com 9.500 metros quadrados, hipermercado, centro de visitação e exibição e centro universitário. Ano que vem já viria a segunda fase.

Quando o estádio ficou pronto, ano passado, a arena e o complexo viraram unidades de negócio diferentes. E até hoje, após atraso na licença ambiental, a Cidade da Copa espera o básico: o repasse do terreno, que virou polêmica na Assembleia, foi aprovado e até ontem ainda esperava sanção do governador João Lyra.

A Odebrecht evita comentários. Para o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi), André Callou da Cruz, por sua magnitude, o projeto da Cidade da Copa não depende só do Mundial. “Claro, o evento seria um grande chamariz. Mas seu período de implantação é muito mais longo. Precisa ser planejado e discutido com calma”, avalia.

Fonte: JP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.