Mutirão no DF ajuda contribuintes a preencherem declaração de Imposto de Renda

41Muitos contribuintes enfrentam dúvidas no momento de fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Hoje (5), eles tiveram a oportunidade de esclarecê-las em um mutirão para ajudar a preencher o documento, com a participação de alunos e professores do curso de ciências contábeis da faculdade Estácio Facitec, em Taguatinga, cidade a aproximadamente 20 quilômetros de Brasília. De acordo com a organização do evento, um dos principais questionamentos foi a respeito de qual modelo de declaração é mais vantajoso, a completa ou a simplificada.

“A [declaração] completa tem as deduções legais, como despesas médicas. A simplificada dá um desconto de 20% sobre o imposto devido. A gente orienta o contribuinte a fazer pelo modelo completo, colocando as deduções, e então utilizar o próprio software  da Receita Federal para calcular em qual dos dois receberá restituição maior”, explica Jarles Randal, professor do curso de Ciências Contábeis e um dos coordenadores do mutirão.

Os contribuintes também quiseram saber que tipo de despesa poderiam listar para dedução. “Explicamos que não podiam declarar curso de inglês e que a cadeira de rodas é dedutível, mas a consulta no nutricionista, não”, diz. Outra dúvida recorrente foi sobre a faixa de renda a partir da qual é preciso declarar. Este ano, devem enviar a declaração do IR pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661 em 2013. Jarles destaca que houve ainda perguntas sobre como declarar espólio e patrimônio financiado e que os contribuintes estão cuidadosos.

“O contribuinte está esclarecido, querendo prestar uma informação exata e muito preocupado com a fiscalização da Receita Federal”, comentou. Segundo ele, no último sábado (29), houve uma palestra sobre o software disponibilizado pela Receita e seu funcionamento. Hoje, além de esclarecer dúvidas pontuais, alunos e professores ajudaram os contribuintes no preenchimento individual das declarações. O professor destacou que é a primeira vez que a faculdade organiza uma iniciativa do tipo e que a intenção é tornar a atividade anual.

O atendimento personalizado ajudou pessoas como a funcionária pública Maria de Fátima Melo, 53 anos, que tinha dúvidas sobre como resolver a situação envolvendo a filha, sua dependente no IRPF, mas que completou 24 anos e terminou a faculdade no último ano. “Ela continuou dois meses [após completar 24 anos] como minha dependente no plano de saúde e estou vendo como farei”, disse ela, que recebeu consultoria do estudante de ciências contábeis Elon Meneses Oliveira, 19 anos. “A gente vê a melhor opção no caso específico que estamos atendendo”, explicou Elon.

Já o analista educacional Paulo César Bernardo, 39 anos, foi em busca de auxílio porque declarará o IRPF pela primeira vez este ano. “Não fechei e enviei [a declaração] porque não trouxe alguns dados. Mas agora estou com quase tudo salvo e vou terminar em casa. Pelo menos para mim, que não tenho a renda tão grande, foi bastante tranquilo. O mais difícil foi o plano de saúde, pois tive que resgatar toda aquela documentação do ano passado”, contou.

A declaração do IRPF 2014 deve ser enviada até 30 de abril. Os programas para preenchimento e envio do documento podem ser baixados no site da Receita Federal. Até quinta-feira (3), 6,4 milhões de declarações haviam sido enviadas, o equivalente a 23% das 27 milhões que o Fisco espera receber este ano.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.