Na Papuda, Dirceu faz curso de direito constitucional por correspondência

O advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, informou nesta segunda-feira (6) que seu cliente está fazendo um curso de direito constitucional por correspondência no complexo penitenciário da Papuda. Ele não especificou qual a instituição.

O ex-ministro cursou direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e formou-se em 1983. Cumprindo pena devido à sua condenação no processo do mensalão, Dirceu também está trabalhando no setor de manutenção do presídio.

Como o ex-ministro aguarda uma definição do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre sua condenação pelo crime de quadrilha, ele cumpre, no momento, somente a pena por corrupção ativa, de 7 anos e 11 meses em regime semiaberto.

Ele recebeu no fim do ano passado uma proposta de emprego para trabalhar no escritório de advocacia de José Gerardo Grossi com um salário de R$ 2,1 mil. Lá, seria responsável por organizar a biblioteca.

‘Eu não ofereci trabalho ao ministro, mas ao presidiário’, diz possível patrão de Dirceu

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal está analisando o pedido e pode ou não conceder o benefício do trabalho externo a Dirceu.

José Dirceu

Antes da proposta de Grossi, Dirceu tentou trabalhar como gerente de um hotel em Brasília e chegou a ter sua carteira assinada com um salário de R$ 20 mil.

Ele desistiu do trabalho após suspeitas de que a empresa que controlava o estabelecimento era gerida por um laranja, uma vez que o presidente da companhia, com sede no Panamá, era um auxiliar do escritório de advocacia responsável pela abertura da firma.

Na ocasião, a defesa de Dirceu destacou que seu cliente não tinha nenhum vinculo com a direção do hotel e que a desistência do emprego foi uma decisão tomada para resguardar os empresários de um “linchamento midiático” que estaria acontecendo.

ANO DECISIVO

O ano de 2014 será decisivo para o ex-ministro José Dirceu, uma vez que poderá aumentar o tamanho de sua pena no processo do mensalão.

Devido à apresentação de um tipo de recurso conhecido como embargos infringentes –cabíveis nos casos de condenação por votação apertada– sua punição pelo crime de formação de quadrilha está suspensa.

Quando retomar o julgamento, o STF poderá manter a condenação do ex-ministro, o que elevaria sua pena de 7 anos e 11 meses para 10 anos e 10 meses, somando os crimes de corrupção e formação de quadrilha.

Se a condenação for confirmada, Dirceu sairia do regime semiaberto –restrito a penas de até oito anos– e passaria a cumprir no regime fechado, quando o preso passa a maior parte do dia dentro de sua cela e não tem direito ao trabalho externo.

Ainda não há data para o julgamento dos embargos infringentes que, além de Dirceu, definirá se existiu ou não quadrilha para os demais condenados neste crime no processo do mensalão, entre eles o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.