No ranking dos 250 maiores varejistas do mundo, Brasil tem apenas um representante

Lojas Americanas (Foto: Agência OGlobo)Apenas uma empresa brasileira aparece no ranking dos 250 maiores varejistas no mundo. A Lojas Americanas ocupa o 162º lugar no ranking geral. Considerando as empresas da América Latina, a companhia fica em 5º lugar, com faturamento de US$ 5,835 milhões.

O Grupo Pão de Açúcar, que até então fazia parte do ranking como empresa brasileira, agora figura entre os números da varejista Casino (20ª posição), já que suas operações foram incorporadas à rede francesa. O relatório Global Powers of Retailing 2014 foi elaborado pela consultoria Deloitte em conjunto com STORES Media com base em dados fiscais das empresas de 2012.

Empresa País de origem
1. Walmart EUA
2. Tesco Reino Unido
3. Costco EUA
4. Carrefour França
5. The Kroger EUA
6. Schwarz Unternehmens Treuhand Alemanha
7. Metro AG Alemanha
8. The Home Depot EUA
9. Aldi Alemanha
10. Target EUA

 “A presença ainda tímida de varejistas brasileiros no histórico do levantamento pode ser explicada paradoxalmente pela própria força do mercado interno local, que cresceu muito nos últimos anos, atraindo a atenção de grandes redes internacionais. Esses competidores estrangeiros, pelo porte e capacidade de investimento, acabam dominando as oportunidades no Brasil e diminuindo o potencial de varejistas locais de se destacarem”, afirmou em nota Reynaldo Saad, líder da Deloitte para a indústria de varejo e bens de consumo.

Apesar disso, Saad afirma que um fenômeno socioeconômico pode ajudar a mudar esse cenário a partir de agora. “Pela atual situação econômica do país é possível que haja arrefecimento do interesse das redes globais no Brasil, gerando assim novas oportunidades para os varejistas nacionais. Estes empresários já conhecem bem a natureza do nosso mercado”, avalia.

No relatório, a avaliação do Brasil diz que o país teve uma desaceleração no crescimento econômico e que a curto prazo não há uma boa perspectiva. A longo prazo, porém, o Brasil tem atributos que o tornam atrativo, como aumento da produção de energia e crescente exportação de serviços. Em relação ao consumo, o documento diz que o varejo brasileiro teve bons resultados, mas o crescimento deve diminuir por conta do nível de endividamento da população.

E-commerce
A pesquisa deste ano trouxe pela primeira vez as top 50 do varejo online. A modalidade de venda foi responsável por uma parcela significativa no total da receita do varejo, respondendo, em média, por quase um terço das vendas nas empresas. A Amazon é a primeira da lista, seguida pela Apple e pelo Walmart.

A maioria dos varejistas listados no ranking dos 50 maiores em e-commerce (42 empresas) possui multicanais de vendas e apenas oito são empresas que atuam exclusivamente na web. Estas empresas estão localizadas nos Estados Unidos (28) e na Europa (17). Apenas cinco atuam em mercados emergentes, onde o Brasil está com duas empresas: Lojas Americanas e grupo Hermes (comprafacil.com.br), nas 15ª e 45ª posições respectivamente. Vale lembrar que essas posições já podem ter mudado, uma vez que o levantamento usa dados de 2012.O Grupo Hermes, por exemplo, entrou com pedido de recuperação judicial no ano passado.

Mudanças no Top 10
Uma grande movimentação ocorreu entre os 10 maiores varejistas, segundo a Deloitte. Apesar do Walmart aumentar ainda mais sua liderança, o Carrefour perdeu a vice-liderança após desmembrar a rede “Dia”. A rede Tesco assumiu a nova posição. Além disso, a Target entrou pela primeira vez no Top 10, substituindo a Walgreens. Com o dólar mais forte, a Home Depot passou à frente da Aldi. Por fim, após mudanças nas operações, com a venda de algumas operações, o Metro caiu do quarto para o sétimo lugar.

Fonte: Época Negócios

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.