No Recife, CDL lança campanha para consumidores negociarem dívidas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A partir desta terça-feira (11), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife dá início à Campanha de Recuperação de Crédito, que chega ao segundo ano. Com a ação, os consumidores inadimplentes poderão fazer a negociação dos débitos com empresas. A campanha tem apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e do SPC Recife, que esperam atender cerca de 15 mil pessoas até o próximo sábado (15).
O atendimento será feito na sede do SPC, na Rua do Riachuelo, Boa Vista, no Centro da capital, das 8h às 18h. É preciso que o consumidor leve o CPF e documento oficial com foto. De acordo com o presidente da CDL, Eduardo Catão, é importante que o consumidor atente para as empresas que estão participando da negociação. Entre os parceiros já confirmados estão Casa Pio, Esposende, Recovery, Colégio Salesiano e Faculdade Salesiana, Esplanada, Celpe, Compesa, Avon e Losango.
“É muito importante a negociação, porque quando as empresas vêm participar, elas vêm abertas. O consumidor tem que aproveitar essa oportunidade porque ele pode fazer uma negociação que realmente tenha condições de pagar. A partir do acordo, se entende que ele vai cumprir. Se ele pagar a primeira parcela, o nome dele já sai do SPC”, explica Catão. A lista de empresas participantes está disponível para consulta no site da CDL.
Para ajudar o planejamento dos gastos, a CDL desenvolveu um guia da Saúde Financeira que será distribuído durante a ação. O material dá dicas para ajustar despesas, regularizar títulos e oferece contatos de órgãos orientadores e de defesa do consumidor. O guia ainda conta com uma tabela de planejamento e controle de renda. A estrutura do evento disponibiliza uma área de triagem com consulta gratuita ao banco de dados do SPC.
Conforme a pesquisa de inadimplência realizada pela CDL no mês de setembro, quase metade dos clientes que devem dinheiro na Região Metropolitana do Recife (RMR) têm a intenção de fazer o pagamento das dívidas. Os dados apontam que 43% deles pretendem quitar os débitos completamente e 28% buscam o credor das dívidas para chegar a um acordo.
Ainda segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados tem feito dívidas por falta de planejamento financeiro e controle das contas. Desse grupo, 49% não sabem quanto da renda está comprometida com as dívidas; os números apontam também que 60% dos inadimplentes são recorrentes.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário