Nova arma para barrar a dengue

00A proteção aos turistas que desembarcam no Recife para ver a Copa do Mundo inclui um instrumento desconhecido de muitos, mas que vem se popularizando na luta contra a dengue. O aspirador de mosquitos – um artefato simples, composto por um cano PVC, espécie de ventilador que atrai o Aedes aegypti, e um saco que detém o inseto – começou a ser experimentado na década passada contra a muriçoca da filariose e agora tem se tornado mais usual contra oAedes, em substituição ao fumacê e aos inseticidas que causam prejuízo ao homem e ao ambiente.

Um estudo recém-concluído na unidade pernambucana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a arma é eficaz não só para monitorar a infestação, mas para barrar o ataque às pessoas. “É uma ferramenta limpa, que pode vir a reduzir o uso dos inseticidas”, acredita a bióloga Vânia Nunes, autora do trabalho. Supervisora da vigilância entomológica (de insetos) do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, ela avaliou o uso da versão maior do aparelho em duas áreas endêmicas da capital, no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte, onde foram monitorados 75 imóveis num prazo de um ano.

A cada mês, as residências tiveram os cômodos aspirados durante 15 minutos, por três dias consecutivos, sempre no começo da manhã. No total, foram coletados 2.133 Aedes, 1.230 deles fêmeas, justamente as responsáveis pela transmissão da doença ao longo de todo o ciclo de vida, que gira em torno de 45 dias.

O mosquito da dengue representou de 41% a 61% das muriçocas aspiradas. Nessa operação, foram coletados 11.564 exemplares de Culex quinquefasciatus, transmissor do parasita da filariose linfática e que se multiplica na água de esgoto.

Vânia resolveu fazer o estudo no mestrado profissional, a partir da constatação de que os aspiradores de mosquito recebidos pela Prefeitura do Recife, em 2007, para coleta do Culex, ficavam ociosos por longos períodos.

“Como a coleta não era contínua, os equipamentos eram guardados. Daí, a ideia de utilizá-los na captura do Aedes”, explicou Vânia. “Em vigilância ambiental um só método não resolve. Quanto mais fases da vida do inseto acompanhamos, melhor torna-se o controle”, completou, lembrando a importância do combate às larvas e a prevenção dos criadouros.

Jurandir Almeida, gerente de Vigilância Ambiental do Recife, explica que a prefeitura está adquirindo mais 20 aspiradores. Na rotina, são usados em locais com grande aglomeração, como escolas, hospitais e postos de saúde. Daí a opção de ter usado os aspiradores nas áreas internas do Terminal Marítimo do Recife e no entorno da Fan Fest, ambos no Bairro do Recife. A Secretaria Estadual de Saúde também faz uso de aspiradores e reduziu a quatro o número de carros de fumacê no Estado.

Para Cláudia Fontes, pesquisadora da Fiocruz que orientou o estudo de Vânia, os aspiradores estavam ociosos porque não havia estudos para avaliar a capacidade de capturar os mosquitos com uma metodologia proposta, como fez Vânia Nunes. “Um novo instrumento para ser proposto e em seguida incorporado em um programa de controle necessita de várias investigações que demonstrem sua eficácia”, afirma. O aspirador, segundo ela, presta-se a duas diferentes ações: monitorar e controlar a população de mosquitos de forma integrada a outros instrumentos. “A vantagem está em atingir a forma adulta do mosquito. Não há instrumento melhor que o aspirador quando se trata doAedes aegypti.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.